Ciclismo: o que é watts e como usá-lo a seu favor no treino

O medidor de potência é a principal ferramenta para melhorar seu desempenho em cima da bike

Entender o que é watts é mais fácil do que parece: ele é a medida que mostra a força que você aplica sobre os pedais da bicicleta. E para que isso serve? Para controlar a intensidade do seu treino e melhorar seu desempenho.

Diferentemente da corrida, no ciclismo a velocidade nem sempre representa o esforço do seu treino, já que a alteração do terreno costuma ser mais frequente nas provas de bike. “Em uma subida, seu ritmo tende a ser bem mais devagar que em uma reta. Ou mesmo na terra, se comparado ao asfalto”, explica Cris Solak, CEO da Peaks Coaching Group, empresa especialista no assunto.

Leia mais: Conhecemos a aula de ciclismo indoor oferecida no novo Studio220

Até em uma mesma rota, sua velocidade pode mudar de acordo com o vento – se a favor, a pedalada fica mais fácil – ou a marcha utilizada. Com tanta variação nos km/h, o jeito correto de avaliar seu esforço é acompanhando o valor do watts por meio de um monitor acoplado à sua bike. Só que como as marcas são internacionais, o preço costuma ser um pouco salgado, a partir de R$ 400. As mais usadas são: SRM, Rotor, Quarq, Powertap e Garmin.

E também: 12 motivos para adotar a bike já

Depois de comprar o acessório, você tem que descobrir seu watts máximo, que é calculado por meio de um teste, igual fazemos na esteira para a corrida. “Dependendo do objetivo da aluna, podemos recomendar um watts mais alto, intervalado ou mais baixo.” Por exemplo: 30 minutos de aquecimento em 65% do seu watts máximo + 3 x 10 minutos de 80% watts máximo + 10 minutos 70% do watts máximo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s