Continua após publicidade

Exercícios físicos melhoram raciocínio de pessoas a partir dos 20 anos

Até então a ciência só sabia que existia esse tipo de benefício para os idosos

Por da Redação
11 fev 2019, 14h38
Ginástica
Exercícios aeróbicos fazem bem para o cérebro (Getty Images/Getty Images)

Você já deve ter ouvido falar que a prática de exercícios físicos faz bem para o cérebro dos idosos – inúmeros estudos já mostraram isso. Agora, a novidade é que o raciocínio dos jovens também pode se beneficiar, segundo comprovou uma nova pesquisa científica.

O conjunto de habilidades de pensamento que melhoraram com o exercício é chamado de função executiva. Trata-se da capacidade pessoal de regular seu próprio comportamento, prestar atenção, se organizar e atingir metas.

O estudo da Universidade Columbia (EUA) envolveu 132 pessoas entre 20 e 67 anos que não se exercitavam rotineiramente. Durante seis meses, elas passaram a fazer atividades físicas quatro vezes por semana e foram acompanhadas de perto pelos pesquisadores. As habilidades de pensamento dos participantes foram avaliadas ao longo desse período.

Os cientistas descobriram que o exercício aeróbico foi capaz de melhorar o raciocínio no geral – o que se comprovou com a aplicação de testes. “Também descobrimos que os exercícios ajudam a aumentar a espessura de uma camada externa do cérebro de todas as pessoas. Nosso estudo confirma que atividade aeróbica é benéfica para o raciocínio de adultos de todas as idades”,  disse ao site Science Daily Yaakov Stern, pesquisador da Universidade Columbia.