Malhar na academia ou ao ar livre: o que tem mais a ver com você?

Reunimos os pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções para você descobrir qual se encaixa nos seus objetivos fitness

Por Caroline Randmer Atualizado em 27 mar 2017, 19h44 - Publicado em 27 mar 2017, 16h14

Academia

Pontos positivos
Em um espaço desenvolvido especificamente para a malhação fica difícil pensar em outra coisa que não seja a busca por um corpo mais em forma. Por isso, é natural aumentar o foco no treino – e até pegar mais pesado. Os resultados acabam aparecendo rapidamente também. “Outra vantagem é que, na academia, você encontra profissionais capacitados para atendê-la em caso de dúvidas”, conta Bruno Franco, diretor técnico do aplicativo fitness BTFIT, da Bodytech. Isso sem contar a grande variedade de aparelhos, que permite a criação de inúmeros treinos distintos.

Leia mais: Caminhada na esteira ou ao ar livre?

Desvantagens
Mas, se você é daquelas que se cansa facilmente em ver todos os dias as mesmas pessoas ou frequentar o mesmo ambiente, a academia pode ser bem cansativa. O preço da mensalidade também depõe contra essa escolha. E, se a sua agenda é apertada e você curte as aulas coletivas, os horários são outro problema – embora funcionem o dia inteiro, os centros de treinamento não são flexíveis com a hora de início dessas atividades.

Ao ar livre

Pontos positivos
Já existem pesquisas que comprovam que se exercitar no parque ou na rua reduz os níveis de stress. E nem tem como ser diferente, não é mesmo? Praticar atividades físicas apreciando uma paisagem agradável relaxa a mente. A sensação faz com que você queira repetir a dose, funcionando como um estímulo natural ao exercício. Aí, o treino deixa de ser obrigação e se torna prazer.

Entenda: Os cuidados necessários antes de praticar esportes ao ar livre

Desvantagens
“No entanto, as condições climáticas podem atrapalhar”, diz Franco. E, se a malhação não inclui acessórios, você pode se sentir limitada. Nesse caso, a corrida e o circuito funcional são boas pedidas para queimar muitas calorias e curtir o visual sem o menor sinal de tédio.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade