O exercício ideal para fazer com o seu cão

Os yorkshires podem te fazer companhia no balé, enquanto os labradores na natação e os filas brasileiros na corrida! Pronta para dar o start?

Um levantamento do Kenel Clube de São Paulo — grupo que registra aproximadamente 40 mil cachorros por ano, encomendado pela VEJA SP, apontou as 15 raças de cães mais populares de donos paulistas. Para animar o seu projeto Verão 2016 e, de quebra, fazer companhia para o seu mascote no treino, listamos as melhores atividades físicas para praticar com cada raça. É importante ficar atento aos horários das práticas, pois, com o aumento de temperatura o ideal é treinar até às 10 horas ou depois das 16 horas. 

Yorkshire Terrier
“O york tem um temperamento ótimo e consegue, com facilidade, acompanhar a dona em uma aula de Balé, por exemplo”, sugere Malu Araújo, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão. 

View this post on Instagram

Знакомтесь – мой друг, доктор, фитнесс-тренер и антидепрессант в одном лице 😆. Доказано, и мною проверено, что если в течении 8 минут гладить собаку, то понижается артериальное давление, нормализуется пульс, укрепляется иммунная система и повышается настроение. Mein Freund, Doktor, Fitnesstrainer und Antidepressant😁. #yorkshire #yorshireterrier #antidepressant #freunde #fitnesstrainer #glück #happy #йорк #друг #антидепрессант #мотивация #комоксчастья

A post shared by Leatherbags & accessoires (@oxmi_leather) on

Buldogue francês
Originário da França, a raça gosta de contato humano, é bem companheira e ativa. Porém, é preciso tomar cuidado com a intensidade dos exercícios, os buldogues franceses têm fucinho achatado, o que dificulta a respiração e troca de calor. “Eles são ótimos para uma partida leve de futebol”, recomenda Malu.  

Spitz Alemão anão
Também conhecido como Lulu da Pomerânia, é protetor (às vezes invocado), mas consegue acompanhar o dono na prática de Stand Up Paddle (SUP).

 

Shih-tzu
De porte pequeno e menos agitado, se dá bem com crianças, adultos e idosos. O Shih-tzu pode ser uma ótima companhia de treino para sedentários que querem começar de maneira leve uma caminhada. “Os cães dessa raça podem apresentar uma evolução gradativa em uma caminhada leve com idosos ou sedentários”, indica a adestradora.

View this post on Instagram

staying in bed all day 😜

A post shared by Harvey the Shih Tzu (@harveytzu) on

Schnauzer miniatura
É uma raça animada e extrovertida. “São ótimos para um passeio de patins ao ar livre”, diz Malu.

Rottweiler 
Valente e fiel, os cachorros dessa raça são ótimos cães de guarda e respondem bem a uma corrida de alta intensidade, se tiver condicionamento físico adequado.

Pug 
Por conta do focinho achatado, assim como outros cães de porte pequeno, não aguenta exercícios físicos intensos. Mas isso não é desculpa para o sedentarismo. “Eles são bem agitados. O melhor é fazer uma caminhada, mas preste atenção com relação ao horário e a temperatura”, aconselha a consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

Maltês
Carente, esses cães não gostam de passar muitas horas sozinho. “Também são ótimos companheiros para praticantes de SUP”, diz Malu.

Lhasa Apso 
É companheiro e independente, ótimo para quem pratica ioga em casa.

Labrador Retriever
É dócil e muito agitado. “Os labradores adoram água, então, são ótimas companhias para uma natação, por exemplo”, fala a especialista.

Golden Retriever 
Tem o temperamento simpático e obediente e podem ser ótimos para um passeio de bicicleta. “Porém, é preciso tomar cuidado. Usar um adaptador de coleira para a prática vai prenevir acidentes”, aconselha Malu.

View this post on Instagram

OK…this is serious…throw the ball!!!!

A post shared by Winston the Golden Retriever (@winston_retriever) on

Fila Brasileiro
De porte grande, temperamento forte e fiel à família, esses cães podem acompanhar o dono em uma corrida intensa, se tiver condicionamento físico.

Cavalier King Charles Spaniel
São dóceis, tolerantes e pacientes. Primos da raça cocker (caçadores de patos), se dão muito bem em atividades que exijam resistência e agilidade. “Eles adoram água e podem ser uma companhia em uma aula hidroginástica”, diz a profissional. 

Buldogue Inglês
“Esses cãezinhos cansam rápido, mas ainda assim são bagunceiros. Mas aguentam uma caminhada leve de 30 minutos, no horário da manhã, por exemplo”, fala Malu.

Border Collie
É um cão de pastoreio, inteligente e que necessita de atividade física frequente. “Com certeza essa raça pode jogar tênis, pois são malucos por bolinha e trabalhos repetitivos”, conclui a consultora comportamental de animais.

Vira-lata 
A verdade é que todo cãozinho pode ser o seu melhor amigo! E com os vira-latas não poderia ser diferente, eles são ótimos parceiros. “Por serem uma mistura de raças, é preciso se atentar às características físicas e temperamento dos vira-latas. Os de porte pequeno e focinho curto podem praticar um alongamento. Enquanto os mais agitados podem sair com os tutores para uma trilha ou participar, de alguma forma, de exercícios de circo”, conclui a adestradora. 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s