Continua após publicidade

O que acontece quando… você malha apenas 5 minutos por dia

Sim, com apenas alguns minutinhos de treino você consegue resultados. Não credita? Pelo menos é isso que esta pesquisa revela

Por Daniela Bernardi
Atualizado em 27 out 2016, 20h42 - Publicado em 26 fev 2016, 17h08

A regra do menos é mais também vale no mundo fitness. “Há algumas décadas, tínhamos a visão de que para emagrecer era preciso fazer aeróbico durante um longo período. Hoje, sabemos que exercícios vigorosos rápidos podem ser mais eficientes”, afirma Jomar Souza, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Não acredita? O pesquisador japonês Izumi Tabata comprovou, no final dos anos 1990, que as enzimas de queima de gordura são ativadas após quatro minutos de ginástica.

Se você for até a sua intensidade máxima, o metabolismo seguirá acelerado durante todo o dia, mesmo em repouso. “Para isso, o ritmo deve ser bem forte. Você tem que ficar tão ofegante a ponto de não conseguir falar uma palavra sequer”, diz o educador físico Vinícius Possebon, de Caxias do Sul (RS), criador do programa Queima de 48 horas.

E, quanto mais grupos musculares forem recrutados, por mais tempo o corpo vai trabalhar para repor o gasto. “Após o HIIT, o metabolismo otimiza o uso de gordura como fonte de energia. É um modo inteligente de preservar a proteína dos músculos e o carboidrato estocado”, diz Souza. Ou seja, o segredo não está nas calorias gastas durante a atividade física, mas no combustível usado no dia a dia.

Com cinco minutos – bem intensos – por dia, você consegue reduzir, em quatro semanas, medidas para voltar a vestir aquele jeans empoeirado de invernos passados. “Minha sala é muito pequena. Não tem espaço”. Ok, você só precisa de 4 m², nada mais que isso.

Publicidade