Treinos pós-Carnaval para você retomar o ritmo

Deixou os treinos de lado durante o feriado? Cau Saad dá dicas para retomar o ritmo

Por Amanda Panteri Atualizado em 28 jan 2021, 09h34 - Publicado em 20 fev 2021, 09h00

O feriadão passou, mas a vontade de voltar para a malhação ainda não? Isso é normal! Mas não desanime, preparamos um treinos pós-Carnaval para retomar a rotina.

Os exageros do feriado desgastam o corpo, que precisa de um tempo para a recuperação antes de retornar às atividades do dia a dia normalmente. Contudo, isso não quer dizer que você deva ficar longe da academia durante esse período. A educadora física Cau Saad, de São Paulo, nos ensina o que priorizar no treino para não trazer muitos danos ao organismo.

Se você bebe pouca água, tem uma má alimentação e dorme pouco, não adianta querer encarar um treino pesado. “Isso gera um estresse no organismo. E aí a pessoa sente cansaço, sonolência, dores nas articulações e fadiga muscular”, afirma Cau. O ideal é ir aos poucos. Organize-se e não esqueça da hidratação e alimentação equilibrada, combinadas com boas horas de sono!

Mas vale reduzir a intensidade e volume do treino?

Você deve. “E a progressão, ou seja, o aumento de carga ou intensidade, deve ser incluída gradualmente na rotina”, explica.

Treinos pós-Carnaval

Veja quais exercícios Cau Saad indica para retomar o ritmo de treino.

1. Alongamento

“Além de ajudar a relaxar os músculos, promove oxigenação das células e ainda melhora o desempenho na atividade física”. Veja uma séria completa idealizada pela educadora aqui.

2. Caminhadas e trotes

O exercício protege o coração, melhora o humor e não vai deixar você muito cansada. Uma boa alternativa é intercalar treino intervalado (alternando ritmos forte e fraco), terrenos com ladeiras (ou inclinação na esteira) e trote. Quer saber como? Veja uma planilha completa aqui.

3. Séries de corda

Mais um dos bons treinos pós-Carnaval, as séries de corda combinam economia de tempo com eficiência. Uma hora de corda queima até 720 calorias, contra 500 da corrida na esteira, em média. Inspire-se aqui.

4. Intervalos ativos em formato circuitado

“É uma ótima opção para suar e eliminar toxinas, liberar endorfina (hormônio que traz sensação de bem estar), limpar as artérias, e ficar com mais disposição”, explica Cau. Veja um feito no Instituto Cau Saad que queima até 680 calorias em 30 minutos aqui.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade