Treinos pós-Carnaval para você não perder o fôlego

Pulou nos blocos mas não na academia? Cau Saad dá dicas de como retomar o ritmo

O Carnaval já passou, mas a vontade de voltar com tudo para a malhação ainda não voltou? Saiba que isso é normal. O feriado, marcado por muita alegria, entusiasmo e folia, desgasta o corpo, que precisa de um tempo para a recuperação antes de retornar às atividades do dia a dia normalmente. Contudo, isso não quer dizer que você deva ficar longe da academia durante esse período. A educadora física Cau Saad, de São Paulo, nos ensina o que priorizar no treino para não trazer muitos danos ao organismo.

Com muitas horas em pé pulando e dançando, diminuição no consumo de água, má alimentação e poucas horas de sono, não adianta querer encarar uma sessão de suor pesada. “Isso gera um stress no organismo. E aí a pessoa sente cansaço, sonolência, dores nas articulações e fadiga muscular”, afirma Cau. O ideal é ir aos poucos. Organize-se e não esqueça da hidratação e alimentação equilibrada, combinadas com boas horas de sono!

Mas vale reduzir a intensidade e volume do treino?

Você deve. “E a progressão, ou seja, o aumento de carga ou intensidade, deve ser incluída gradualmente na rotina”, explica. Veja quais exercícios Cau Saad indica:

1. Alongamento

“Além de ajudar a relaxar os músculos, promove oxigenação das células e ainda melhora o desempenho na atividade física”. Veja uma séria completa idealizada pela educadora aqui.

2. Caminhadas e trotes

O exercício protege o coração, melhora o humor e não vai deixar você muito cansada. Uma boa alternativa é intercalar treino intervalado (alternando ritmos forte e fraco), terrenos com ladeiras (ou inclinação na esteira) e trote. Quer saber como? Veja uma planilha completa aqui.

3. Séries de corda

Combina economia de tempo com eficiência. Uma hora de corda queima até 720 calorias, contra 500 da corrida na esteira, em média. Inspire-se aqui.

4. Intervalos ativos em formato circuitado

“É uma ótima opção para suar e eliminar toxinas, liberar endorfina (hormônio que traz sensação de bem estar), limpar as artérias, e ficar com mais disposição”, explica Cau. Veja um feito no Instituto Cau Saad que queima até 680 calorias em 30 minutos aqui.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Claudio Pralon

    Muito boa a materia.
    também tenho um site com dicas de boa forma.
    https://boaformaemagrecimento.blogspot.com/

    Curtir