Continua após publicidade

Se Exercite: Posso pular o aquecimento?

Não devemos nunca pular o aquecimento, pois o mesmo prepara nossos músculos para o que está por vir

Por Alice Padilha
Atualizado em 20 out 2023, 19h30 - Publicado em 15 jul 2021, 09h00

Bateu aquela preguiça no começo do treino e você se perguntou: posso pular o aquecimento? Não, não pode. O objetivo do aquecimento é preparar seus músculos de forma gradual  para a contração e extensão necessárias para a prática esportiva. Ignorar esse momento é como se você estivesse em um sono profundo e, sem aviso, alguém te acordasse com um balde de água fria. Desconfortável, né? Parece bobagem, mas essa pequena série de movimentos é essencial para prevenir lesões.

“Durante o aquecimento, você está ‘acordando’ seu sistema neuromotor, trabalhando capacidades coordenativas e lubrificando suas cartilagens. Com isso, seu corpo fica muito mais preparado para receber impactos e acelerar movimentos”, explica Alexandre Sabbag, fisioterapeuta e professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além de não pular o aquecimento, também é interessante fazer uma série de alongamentos, que atuam na reconstrução da musculatura e no relaxamento muscular, depois dos treinos e antes de dormir.

O aquecimento, quando feito da maneira correta, ajuda a preparar gradualmente seu corpo para a atividade que você está prestes a enfrentar, aumentando frequência cardíaca, temperatura corporal e fluxo sanguíneo para os músculos. E esses processos podem ajudar a reduzir o risco de lesões e maximizar seu desempenho.

Dito isto, a importância que você deverá dar ao aquecimento dependerá de quão exigente é o treino.

Publicidade