Continua após publicidade

3 táticas eficazes para aliviar o cansaço mental e físico

Dedicação exagerada à profissão ajuda a fazer a carreira decolar mas, por outro, pode atrapalhar sua vida pessoal e, pior, prejudicar sua saúde

Por Daniel Navas
Atualizado em 4 jun 2017, 07h24 - Publicado em 4 jun 2017, 07h24

Você é do tipo que gosta de desafios no ambiente de trabalho? Se, por um lado, tanta dedicação à profissão ajuda a fazer a carreira decolar, por outro, pode atrapalhar sua vida pessoal e, pior, prejudicar sua saúde – stress, dores musculares, distúrbio do sono e ansiedade são alguns dos sintomas comuns.

“Esse esgotamento físico, mental e emocional, conhecido como síndrome de burnout, gera uma sensação de incompetência e frustração, que até leva a disfunções sexuais e problemas cardíacos em alguns casos”, diz a psicóloga Rosalina Moura, diretora da Rumo Saudável, empresa especializada em soluções para a promoção do bem-estar.

Leia mais: A ciência comprova: sons da natureza ajudam a relaxar

O quadro é mais frequente do que se imagina – 72% dos brasileiros se encaixam nele, de acordo com uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR). Para fugir dessa estatística, adote as atitudes a seguir.

1. Avalie como o trabalho está interferindo na sua rotina. Está sem tempo para malhar ou encontrar as amigas? Procure diminuir o ritmo, então.

Continua após a publicidade

2. Utilize as horas livres para realizar atividades prazerosas e que não tenham a ver com a carreira.

3. Dedique uma parte do seu dia para aprender coisas novas e que tragam satisfação pessoal, como natação, boxe ou aulas de culinária.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA 

Publicidade