Bolsa de gelo: quando usar

Baixas temperaturas fazem nossos vasos sanguíneos ficarem contraídos. Por isso, quando você usa gelo sobre um machucado, a circulação de sangue ali diminui e a sua percepção de dor também. O que é uma boa nas seguintes situações:

Dor de dente

Resfriar a bochecha ajuda mais quando houve algum procedimento, como cirurgia e extração de um dente (o siso, por exemplo). “Nesses casos, quando a região fica inchada e dolorida, faça compressas de gelo nas primeiras 48 horas”, orienta o dentista William Frossard, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). “O frio tem um efeito analgésico intenso porque os receptores de dor são desativados quando a temperatura da pele chega perto de 12 °C”, explica. Para ter efeito Intercale dez minutos de bolsa fria e dez minutos sem ela. Como a pele do rosto é sensível, aplique um creme hidratante bem cremoso para protegê-la de queimaduras e respeite o limite de tempo – nada de esperar o programa de TV entrar no intervalo.

Lesão inflamada

Se você teve uma inflamação por excesso de repetição ou de carga na musculação ou porque exagerou na dose da corrida, aposte na compressa fria. “O metabolismo celular sobe muito durante o exercício. Esfriar uma parte do corpo faz com que ele diminua – assim como os possíveis danos causado pela atividade”, diz o ortopedista Maurício Garcia, coordenador do Setor de Fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia, em São Paulo. Para ter efeito Quanto mais cedo depois de sentir a dor, melhor. Vale aplicar gelo por 20 minutos a cada hora, por até três dias. Isso não quer dizer que você não precisa ir ao ortopedista e seguir o tratamento indicado por ele, ok?

Pancada

Sabe aquela batida que incha e causa hematoma? Como se você levasse um tombão de bicicleta, e batesse o joelho diretamente contra o chão. É disso que estamos falando. “O gelo ajuda na recuperação porque reduz a circulação sanguínea no local, o que ameniza o inchaço e o hematoma”, diz Garcia. Para ter efeito Coloque a bolsa logo após a pancada e siga com o tratamento até 72 horas depois. Faça ciclos de dez minutos com gelo e meia hora sem.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s