Continua após publicidade

Coronavírus: é seguro ir à academia?

Academias estão fechando por conta da pandemia de coronavírus. Veja como melhorar a sua imunidade em casa

Por Amanda Panteri
18 mar 2020, 09h37

Com a crise do coronavírus se espalhando rapidamente, fica a dúvida: é seguro ir à academia? Na última segunda-feira (16/03), o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, deu uma coletiva de imprensa para informar que vai decretar estado de emergência no território carioca. Dentre as recomendações que fez, ele citou o fechamento de academias como medida de prevenção à propagação do coronavírus. Caso parecido aconteceu no Distrito Federal. Lá, os estabelecimentos dedicados às atividades físicas estão proibidos de funcionar desde domingo (15/03) por pelo menos 15 dias. E parece que outros estados, como São Paulo, caminham no mesmo sentido.

Realmente, a preocupação da população com o COVID-19 aumentou desde sexta-feira passada (13/03), quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia da doença. E apesar dos sintomas serem semelhantes a uma gripe, as pessoas que fazem parte dos grupos de risco (idosos, diabéticos, portadores de problemas no coração e respiratórios) — e aquelas que convivem com elas — devem tomar um cuidado redobrado. 

Mas então como dar aquela turbinada no sistema imunológico para se proteger melhor mesmo em casa? Um dos passos é continuar a rotina de treinos. O médico Bruno Menezes, atuante na endocrinologia e medicina do esporte, explica que além da alimentação saudável, os exercícios podem reduzir o estresse, um grande vilão da nossa imunidade. Veja quais outras dicas ele dá:

Continua após a publicidade

1 – Durma bem 

As horinhas a mais de sono que o home office vai te proporcionar ajudam muito! É durante ele que o corpo descansa e aproveita para se regenerar e regular as suas funções. “Para manter o sistema imunológico sempre em alerta, é preciso recuperar as energias que ele gasta ao longo do dia”, ressalta o personal trainer Lincoln Cavalcante, queridinho das celebridades. 

Segundo Bruno Menezes, dormir mal ou poucas horas por noite faz com que o cortisol fique desregulado. E esse hormônio é conhecido por ser liberado em momentos de nervosismo ou estresse. 

2 – Keep calm

Outra alternativa para aproveitar o tempo em casa: praticando meditação, yoga, ou alguma atividade relaxante! Existem diversas maneiras de nos mantermos calmos, e a maioria delas está ligada ao estilo de vida. Quanto mais hábitos saudáveis, menos chances de desenvolver o estresse

Continua após a publicidade

3 – Aposte em uma alimentação balanceada

Procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar e investir em alimentos que protegem as vias aéreas. “Os principais micronutrientes envolvidos na melhora dos mecanismos de defesa do nosso organismo são as vitaminas A, E, C e D. E os minerais ferro, zinco, selênio e magnésio”, explica o médico.

4 – Abandone maus hábitos

Tão importante quanto adquirir bons hábitos é abandonar os ruins. Afinal, o tabagismo e o alcoolismo são vícios que prejudicam o organismo e nos deixam mais propensos a inflamações e infecções. 

O cigarro, por exemplo, reduz a eficiência dos macrófagos — células do sistema imunológico. Ou seja, ele também limita a defesa do organismo, além de gerar diversas doenças, como o câncer. 

Continua após a publicidade

5 – Tome sol!

O sol pode ser um grande aliado do sistema imunológico. Isso porque, além de ajudar o corpo a sintetizar a vitamina D, ele energiza as células T do organismo — aquelas responsáveis por eliminar os patógenos.

“Por isso, é importante receber um pouco de luz do sol todos os dias, nem que seja por 15 minutos”, explica Bruno. 

6 – Malhe! 

Com tantas modalidades disponíveis, temos certeza de que você encontrará uma ou várias para praticar. “Porém, lembre-se: para ter o efeito de turbinar o seu sistema, a intensidade deve ser moderada”, ressalta Lincoln. 

Continua após a publicidade

O personal ainda explica que não é aconselhável começar uma rotina muito puxada de treinos se você é sedentário. Até porque o efeito pode ser o contrário do desejado: as mudanças fisiológicas proporcionadas por uma nova atividade física demandam muita energia, o que acaba fazendo com que a nossa imunidade caia. O segredo, então, é apostar em sessões mais leves, como uma caminhada na esteira

Já para quem treina há algum tempo, vale manter a rotina. “O corpo consegue transportar mais sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as regiões. Automaticamente, conseguimos suprir o organismo de forma mais eficiente, evitando doenças”, complementa o personal. 

E quais as dicas para quem quer treinar? 

Nesse momento, o ideal é praticar esportes ao ar livre. Como corrida, bike, funcional e até a natação. Procure lugares com poucas pessoas, e peça para o seu personal higienizar os acessórios que serão usados. Agora se você quiser usar a academia do prédio, leve álcool gel para as mãos e um álcool 70% para limpar aparelhos e superfícies. 

Continua após a publicidade

“Caso você faça alguma aula em ambientes fechados, preze pelas sessões individuais. Estou tomando essa medida de prevenção com meus alunos”, afirma Lincoln. Ele ainda sugeriu dois treinos potentes para o corpo (e a imunidade!). Confira: 

Treino de força

Repita esta série 3 vezes:

  • Afundo lateral (15 repetições cada perna); 
  • Afundo (15 repetições cada perna); 
  • Agachamento com salto; 
  • Flexão de braços com o joelho no chão (10 repetições);
  • Ponte (30 segundos); 
  • Ponte lateral (20 segundos cada lado);
  • Agachamento sumô (20 repetições);
  • Agachamento com caminhada (20 repetições).

Treino metabólico:

Repita esta série 3 vezes:

  • Polichinelo (50 repetições);
  • Mountain climb (10 repetições);
  • Elevação dos joelhos (20 repetições);
  • Corrida parada (1 minuto);
  • Corrida de lado 4 passos + salto (1 minuto);
  • Burpee (10 repetições); 
  • Abdominal alternando pernas (20 repetições);
  • Pular corda (1 minuto);
  • Agachamento seguido de salto (20 segundos). 
Publicidade