Creatina: quais são os diferentes tipos e como tomar

Por Larissa Serpa

É um composto orgânico sintetizado no organismo a partir de 2 aminoácidos: glicina e arginina. Pode ser encontrada nos músculos e é utilizada para a produção de energia no corpo.

O que é a creatina?

1. Ajuda no ganho de força  e massa muscular 2. Dá energia e disposição 3. Promove o controle glicêmico 4. Melhora a função cerebral

Os benefícios da creatina

Os tipos de creatina

Monohidratada: Tem cerca de 10% de água em sua composição e é absorvida mais lentamente. Micronizada: É processada em partículas menores, o que facilita a sua absorção pelo organismo.  Alcalina: Tem um ph mais elevado, o que aumenta ainda mais o potencial de absorção.

No geral, o recomendado é ingerir de 3 a 5 gramas por dia. Você pode dissolvê-la na água ou em outra bebida, como leite e suco. 

3

Como tomar creatina?

Quando ingerida em excesso, a creatina pode causar efeitos colaterais, entre eles, vômitos, diarreia, retenção de líquidos no tecido muscular e elevação da pressão arterial.

4

Efeitos colaterais

Dr. Nemi Sabeh Jr, ortopedista e médico do esporte. Dra Fernanda Granja, nutricionista Clínica Funcional e Fisiologia do Exercício.

Fontes

Leia a matéria completa no site