@boaforma

Cuidados ao prender o cabelo: evite quebra e danos ao couro cabeludo

@boaforma

Mulheres que possuem os cabelos compridos e praticam atividades físicas, uma coisa é inevitável: é preciso prendê-los para não ter problemas na execução dos exercícios, não é mesmo?

@boaforma

Prender o cabelo com muita força pode causar tanto quebra dos fios quanto queda por tração (chamada de alopecia por tração).

@boaforma

Qual a diferença?

Quebra dos fios: acontece quando o fio é repetidamente tensionado. Ele sofre microfissuras na cutícula e no córtex, tornando-se mais frágil e suscetível à quebra.

@boaforma

Já a alopecia por tração é uma condição mais séria, podendo levar à perda definitiva dos fios em áreas específicas, como a linha frontal do couro cabeludo e as têmporas.

@boaforma

Dicas para quem treina:

O ideal é optar por penteados menos tensionados, como rabos baixos ou tranças soltas, evitando elásticos finos e metálicos, que causam mais atrito e quebra

@boaforma

Após o exercício, é essencial remover o penteado e lavar o couro cabeludo para tirar o excesso de suor, que pode alterar o pH local, enfraquecendo os fios.

@boaforma

Fortaleça a fibra capilar de dentro pra fora com esses cuidados:

– manter uma alimentação equilibrada – hidratar e nutrir os fios regularmente – utilizar acessórios que não agridam os fios – prender os fios de forma mais suave, sem causar tensão

@boaforma

Fontes:

Dra Lilian Brasileiro, Médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Romana Novais, médica tricologista, fundadora da Clínica Romana.

Veja mais  no site!