@boaforma

O 'dia do lixo' pode comprometer sua dieta de emagrecimento?

@boaforma

Para quem está em um processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular, além dos exercícios, a dieta também precisa ser regrada.

@boaforma

Mas, para não ficar tão estressante e restrito, muitos nutricionistas incluem na dieta o chamado “dia do lixo” ou “dia livre”, onde é possível comer alimentos que não estão inseridos no plano nutricional.

@boaforma

De acordo com um estudo experimental, um grupo, que estava em uma dieta restrita, sabia que poderia ter um dia livre na alimentação, mostrou maior autocontrole, motivação e adesão ao plano, em comparação a dietas de baixa caloria.

@boaforma

Porém, para muitos profissionais, o “dia do lixo” não é uma boa alternativa, pois a pessoa pode comer grandes quantidades ou até mesmo ingerir alimentos muito calóricos.

@boaforma

“O ideal é fazer uma dieta balanceada e variada, e que não seja restritiva, orientada pelo nutricionista, de forma a ter um plano alimentar individualizado, compatível com as preferências de alimento.”

Nutricionista Andreina de Almeida, do site Tua Saúde.

@boaforma

Apesar do “dia do lixo” trazer esse prazer em comer algo fora da sua dieta, é preciso cuidado. A nutricionista Patrícia Leite explica, em um vídeo no YouTube, que existe um lado perigoso para algumas pessoas que adotam um dia para comer livre na semana.

@boaforma

“O ideal é fazer apenas uma 'refeição lixo', não comer de forma exagerada o dia inteiro. Assim, o risco de botar tudo a perder é muito menor”.

Patrícia Leite, nutricionista

@boaforma

O que mais o “dia do lixo” pode causar?

– Compulsão alimentar; – Retrocesso nos resultados conquistados; – Sensação de culpa e desânimo; – Descontrole da sua rotina alimentar.

Veja mais  na matéria: Cuidado: o 'dia do lixo' pode comprometer sua dieta de emagrecimento