@boaforma
@boaforma
A prática de atividade física é fundamental para o desenvolvimento pleno da criança.
@boaforma
Ela melhora a capacidade cardiorrespiratório, aumenta a força muscular e a resistência, equilibra o peso corporal e contribui para a saúde óssea.
@boaforma
– a autoestima, – a melhora da qualidade do sono, – a redução da ansiedade, – inclusão social (brincadeiras em grupo, por exemplo).
@boaforma
Quando construído na infância, o hábito tende a se manter na vida adulta, colaborando para a longevidade e para a melhora global na qualidade de vida.
@boaforma
As indicações de modalidades variam de acordo com a faixa etária e as características de cada criança, respeitando sempre o neurodesenvolvimento e as necessidades específicas.
@boaforma
Bebês devem ser incentivados a serem ativos, mesmo que por curtos períodos, várias vezes ao dia.
@boaforma
De 0 a 2 anos, a exploração supervisionada no chão e as atividades que estimulem a motricidade, como rolar, engatinhar, puxar e empurrar, são recomendadas.
@boaforma
Crianças que conseguem andar sozinhas devem se exercitar pelo menos 180 minutos por dia. Nesses casos, é possível incluir atividades leves, como ficar de pé, saltar, pular e correr.
@boaforma
Para crianças de 3 a 5 anos, o ideal é a realização de pelo menos 3 horas de atividade física de qualquer intensidade por dia.
@boaforma
Dos 6 aos 19 anos de idade, o ideal é praticar pelo menos 60 minutos diários de atividades moderadas a vigorosas, que as que fazem a respiração acelerar e o coração bater mais rápido.
@boaforma
Dra. Mariana Lombardi Novello, médica pediatra associada à Sociedade Brasileira de Pediatria e pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil (PUCRS)