@boaforma
@boaforma
Que a prática regular de exercícios físicos, seja musculação ou corrida, caminhada, entre outros, traz diversos benefícios para a saúde, não há nem mais como discutir.
@boaforma
Para somar ainda mais, um estudo publicado pela revista Biology mostrou que a musculação permite um envelhecimento mais saudável e retarda o avanço da idade biológica em até oito anos.
@boaforma
Pesquisadoras identificaram o papel dos telômeros, estruturas que protegem os cromossomos, no envelhecimento celular. Quanto mais longos, mais protegidas estão as células.
@boaforma
Em um outro estudo, praticantes regulares de treino de força apresentaram telômeros mais longos.
@boaforma
– 90 minutos semanais: retardam a idade biológica em até 3,9 anos; – 180 minutos semanais: retardam a idade biológica em até 7,8 anos.
@boaforma
Nunca é tarde para começar, mas a progressão deve ser gradual. O primeiro passo é a avaliação médica e o início das atividades com acompanhamento profissional.
@boaforma
A progressão das atividades deve ser conduzida de forma segura e gradual e seguir um checklist que respeite a adaptação neuromuscular e considere eventuais riscos de lesão.
@boaforma
– Adaptação neural (4–6 semanas): aprender execução correta, coordenação e técnica. Carga leve a moderada, 2–3x/semana. – Adaptação muscular (6–12 semanas): aumento progressivo de carga e volume, treino full-body ou A/B.
@boaforma
– Controle de percepção de esforço: o aluno deve reconhecer a diferença entre desconforto muscular normal e não. – Progressão de carga estruturada: aumentar a carga quando o aluno consegue realizar 2 repetições a mais do que o estipulado no plano, em pelo menos 2 séries consecutivas respeitando o tempo de intervalo (princípio da sobrecarga progressiva).
@boaforma
Dra. Isabela Azevedo Trindade, presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Lucas Florêncio, treinador da Smart Fit