@boaforma
@boaforma
Com certeza, você já deve ter ouvido alguém citar algo como: “hoje treinei em zona 2”, após um treino de cardio.
@boaforma
As zonas de treinamento são intervalos específicos de intensidade, definidos pela frequência cardíaca, em que o corpo trabalha durante um treino, como a corrida, por exemplo.
@boaforma
Elas são baseadas nas porcentagens da frequência cardíaca máxima (FCM), que é o número máximo de batimentos cardíacos que o coração pode atingir durante o exercício.
@boaforma
@boaforma
Muito Leve (50-60% da FC Máxima) Foco em aquecimento e recuperação. É um esforço bem tranquilo, ideal para preparar o corpo ou relaxar após um treino pesado.
@boaforma
Leve (60-70% da FC Máxima) Foco em queima de gordura e resistência. O esforço é baixo, mas eficiente para treinos longos e para construir um bom fôlego.
@boaforma
Moderada (70-80% da FC Máxima) Foco em melhorar seu fôlego. A intensidade aumenta e você melhora a capacidade do seu coração e pulmões de levar oxigênio para os músculos.
@boaforma
Intensa (80-90% da FC Máxima) Foco em alta performance. É um treino forte, onde você acelera sua velocidade e resistência. Ideal para treinos rápidos e de alta intensidade (HIIT).
@boaforma
Máxima (90-100% da FC Máxima) Esforço no limite. É a zona para atletas, usada para atingir o pico de desempenho em treinos muito curtos e intensos.
@boaforma
Thiago Isbelo, Profissional de Educação Física da TotalPass Emidio Peres Martins Neto, Profissional de Educação física, especialista em Modalidades de Endurance