O que fazer para conquistar um bronzeado saudável e duradouro

Dermatologista indica a preparação e os cuidados necessários para que a pele ganhe a cor do verão com segurança

A estação mais quente do ano chega e a maioria de nós quer deixar o visual branco-escritório de lado. Porém, deitar na canga sob o sol e esperar que a mágica do bronzeamento aconteça a qualquer custo é uma péssima ideia: expor-se aos raios solares sem a devida atenção pode causar, além de vermelhidão, descamação e manchas, problemas como envelhecimento precoce e câncer de pele.

Com a ajuda da dermatologista Christiane Gonzaga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, listamos os cuidados necessários para conseguir um bronze saudável e que dura muitas semanas:

1.  Prepare a pele
A esfoliação corporal retira as células mortas e garante uma superfície mais homogênea. Isso reverte em um bronzeado mais uniforme e sem manchas. Receita caseira: misture uma xícara de açúcar com ¼ xícara de óleo de coco. Aplique sobre todo o corpo com movimentos circulares e suaves, e enxague com água morna.

2. Tome sol num horário seguro
A maior emissão de raios ultravioletas, conhecidos por causar o câncer de pele, acontece entre às 11h da manhã e 16h da tarde. Por isso, o ideal é expor-se ao sol apenas fora desses horários, sempre com protetor solar. “O ideal é escolher um filtro com pelo menos um FPS 30 e aplicá-lo pelo menos 30 minutos antes da exposição solar”, fala a médica. Reaplique o produto a cada duas horas ou após um mergulho no mar ou piscina. Chapéus, viseiras e bonés também formam uma barreira extra contra os raios solares.

Leia mais: Dicas e produtos para manter o bronzeado o ano todo

3. Fique de olho na alimentação
Para dar uma força na sua busca por um corpo dourado, é indicado caprichar na ingestão de alimentos e sucos ricos em carotenoides, pigmentos naturais encontrados em itens como cenoura, manga, brócolis, espinafre e beterraba.

4. Turbine a hidratação
A profissional indica uma receita caseira para manter a pele hidratada a medida: bata no liquidificador uma xícara de coco ralado, uma colher de sopa de aveia e um copo de leite morno até que virem um creme uniforme, aplique sobre todas as áreas do corpo e deixe agir por 15 minutos e enxágue com água fria.  

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s