S.O.S. queimadura: saiba como acalmar a pele e evitar o descascado

A dermatologista Flavia Piza, de São Paulo, dá 5 dicas para diminuir a vermelhidão da pele queimada de sol.

Para evitar a vermelhidão a regra básica é sempre tomar sol com proteção solar.
Foto: Thinkstock


Bobeou, não passou filtro solar e queimou? Confira as dicas de Flavia Piza, dermatologista de São Paulo e membro da Sociedade Internacional de Dermatologia, para acalmar a pele e evitar o descascado

1. Aposte em uma loção pós-sol à base de camomila ou calêndula, que aliviam a ardor. Os produtos em gel têm efeito mais refrescante.

2. Borrife água termal gelada na área afetada – rica em minerais, ela tem efeito anti-inflamatório. Compressas com chá de camomila gelado também ajudam a amenizar a inflamação e acalmar a pele.

3. Beba bastante água porque ela combate a desidratação causada pela exposição ao sol.

4. Consuma alimentos ricos em vitamina C (laranja, limão, morango, manga) e E (castanhas, amêndoas, folhas verdes) ricos em antioxidantes que neutralizam os radicais livres, recuperando a pele.

5. Se estiver sentindo muita dor, tome um analgésico que contenha dipirona ou paracetamol, princípios ativos mais indicados para esse caso. Se a lesão for mais séria, porém, procure um dermatologista que possa analisá-la e recomendar um creme à base de corticoide. Se aparecerem bolhas, pode ser que seja necessário drená-las no consultório médico.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s