Coma chia e frutas todo dia pelo bem do seu coração

Estudos recentes apontam que a semente e as frutas são capazes de afastar doenças cardiovasculares

Desde que entrou na lista das superfoods, essa sementinha nunca mais saiu do cardápio de quem adora cuidar do corpo e da saúde. E o número de fãs tende a crescer a cada novo estudo sobre ela. Reduzir o colesterol ruim e prevenir desordens metabólicas em ratinhos de laboratório foram os últimos benefícios constatados por pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. “Rica em fibras solúveis, a chia ainda estimula o intestino e dá saciedade”, afirma a nutricionista Ursula Romano, do Rio de Janeiro. Ela sugere uma colher de sopa por dia, polvilhada nas frutas e no iogurte ou batida no suco e no smoothie. Misturada à massa da panqueca e da tapioca, faz mais: reduz o impacto do carboidrato no organismo.

Veja também: O que acontece quando você inclui a chia na dieta

Frutifique seu coração

Se você come entre três e cinco porções de fruta por dia – quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde –, maravilha! Consumidas com frequência, elas reduzem a incidência de doenças cardiovasculares, segundo cientistas da Academia Chinesa de Ciência Médica e da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que acompanharam, por sete anos, quase meio milhão de chineses adultos. “Ricas em antioxidantes (especialmente a vitamina C) e micronutrientes como o potássio, além de fibras, as frutas ajudam a controlar a pressão arterial e a regular o açúcar no sangue”, diz a nutricionista Bruna Lyrio, do Rio de Janeiro. Então aproveite a variedade de cores e sabores disponível no nosso país!

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s