Viva mais e poste menos

Fotografar é uma delícia. Mas sair por aí disparando cliques pode privar você da melhor parte: guardar na alma os momentos especiais. É o que descobriram pesquisadores da Universidade Fairfield, no estado de Connecticut (EUA). Os participantes do estudo tiveram queda de 10% na memorização de objetos e de 12% na atenção aos detalhes quando registraram imagens pela câmera do celular, em comparação com as vezes em que apenas olharam uma paisagem ou obra de arte. “É comum achar que a foto e o vídeo eternizam momentos. Mas nossas lembranças só são significativas quando a experiência estimula vários sentidos”, diz a psicóloga clínica Flávia Penteado, de São Paulo. A gente ensina (ao lado) você a aproveitar melhor cada instante.


1. Para ampliaros sentidos

Gravar um momento em uma máquina diz ao cérebro que ele não precisa se ocupar com isso. A não ser que, além de fazer o registro, você passe um tempo curtindo a situação: olhe os detalhes, sinta os aromas do ambiente, ouça o barulho ao redor, toque o objeto. Quanto mais informações sensoriais, mais prazerosas serão a experiência e a lembrança depois.


2. Para desacelerar

Fotografar e postar o tempo todo pode ser sinal de ansiedade. “A rotina moderna traz a sensação de que não há tempo a perder. Nem mesmo nos momentos de lazer”, afirma Flávia Penteado. Por exemplo, você vai até um ponto turístico, clica, mostra aos amigos que esteve lá e parte para o próximo. Ufa! Um bom treino é passar dez minutos apenas observando o local, sem cair na tentação de sacar o smartphone.


3. Para viver o presente

Pratique a atenção aos momentos aproveitando até mesmo as situações cotidianas. Ao beber água, não tome de um gole só, pensando nos e-mails que tem para responder. “Sinta o líquido passando pela garganta, imagine que está hidratando o corpo”, orienta a psicóloga.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s