Três fatos sobre o descanso entre treinos que você precisa saber

O repouso faz parte de um tripé – juntamente com um exercícios adequados e uma alimentação balanceada – capaz de transformar suas curvas

Você não vai colocar seu progresso a perder se descansar por um dia

Pode confiar. A maior preocupação de quem pratica atividade física é não conseguir conquistar os objetivos traçados por causa dos intervalos entre treinos. Mas é preciso entender que descansar é fundamental! “Estudos mostram que pessoas que ficaram até 7 dias em repouso após 5 semanas de atividades intensas não sofreram nenhuma perda de massa muscular”, conta Eder Rosendo, gerente técnico da Bodytech, em Alphaville. Ou seja, um dia sem malhar não vai comprometer seus resultados.

Leia mais: A importância do descanso para o coração

O repouso está bem longe de ser uma perda de tempo

Assim como o próprio treino, o descanso é essencial para o processo de transformação das curvas, afinal, ele auxilia na recuperação do corpo como um todo. “Esse repouso pode levar entre 48 horas, para que o organismo seja capaz de regenerar o músculo lesionado, e 7 dias, tempo necessário para sua cabeça se recuperar neurologicamente e psicologicamente do esforço”, diz Rosendo. Já quando o assunto é o descanso entre séries, é preciso lembrar que os intervalos regrados são fundamentais para o controle da intensidade do exercício: quanto mais pesada a malhação, maior deve ser a pausa. Um treino de força máxima, por exemplo, pode pedir por até 5 minutos de descanso entre séries.

Day off não pode ser sinônimo de sedentarismo

Agora que você já se convenceu de que descansar é tão importante quanto a dedicação ao treino, é preciso ter um detalhe em mente: repousar não quer dizer passar o dia inteiro no sofá. O ideal é apostar no que chamamos de descanso ativo. “Uma praticante regular de musculação que trabalha com muita carga ao longo de sua semana pode andar de bicicleta no parque. Já quem joga vôlei ou futebol, pode se escolher uma atividade na piscina, sem impacto”, sugere Rosendo. Mas se você estiver na onda de algo mais leve, tente um alongamento ao final do dia. O importante é manter o corpo em movimento.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Ricardo Strong

    100% WHEY PROTEIN GOLD STANDARD 907G – OPTIMUM
    Apenas R$153
    Loja http://www.strongsuplementos.com.br

    Curtir