11 dicas para se recuperar da ressaca

Dor de cabeça, em enjoo, fraqueza... Dê adeus a qualquer mal estar pós-festa

“Para quem exagerou na dose, uma coisa é certa: ressaca no dia seguinte, podendo durar até alguns dias a mais. Para acabar com náuseas e vômitos é excelente mastigar pedacinhos de gengibre”, indica o clínico geral Theo Webert, com foco em Performance Humana, do Rio de Janeiro, RJ.

1. Nunca ingira bebida alcoólica de estômago vazio; consuma boas fontes de carboidratos antes dos blocos (como por exemplo tubérculos: aipim, batata doce, inhame, batata baroa, entre outros. Se for comer outro tipo de carboidrato, como pães, prefira os integrais, que são fontes de fibras), combinados a frango ou peixe e a legumes e verduras.

2. Intercale sempre a bebida alcoólica com água, água de coco ou suco natural. O corpo estará mais preparado para as festas dessa forma e a chance de ressaca no dia seguinte ou de passar mal será reduzida;

3. Pegue leve nos dias após o Carnaval, o que fará grande diferença para o corpo – principalmente para o fígado de quem ingere bebida alcoóloica, que pode ficar sobrecarregado depois de vários dias;

4. Evite refrigerantes, pois eles não hidratam. As melhores opções são: água, água de coco e chá gelado. Entre as opções de chá, fique com erva de dente de leão, pois ele tem um papel bem positivo no fígado – que papel seria esse?. Outra opção é o chá de hibisco, gelado com canela ou gengibre. Há ainda o chá de hortelã, erva doce e boldo, na “ala” mais tradicional dessa bebida.

5. Bebidas que misturam frutas e vegetais são ideais, como os sucos verdes. Eles são indicados pós-festa, pois agem diretamente no fígado, ajudando a eliminar as toxinas. Não deixe de acrescentar ingredientes como couve, rúcula ou espinafre na sua receita.

6. Consumir frutas ricas em água pode ajudar bastante a desinchar abacaxi, melancia, melão, maça, morangos são alguns exemplos.

7. Aposte em alimentos frescos e com menor quantidade de toxinas possível, como os orgânicos. Fuja das opções industrializadas e processadas para dar um descanso ao corpo.

8. Faça aquele detox: saladas com vegetais, como couve, repolho, brócolis, couve-flor, espinafre e rúcula – no almoço e no jantar. Assim o fígado eliminará as toxinas acumuladas nos dia de festa com mais facilidade.

9. Tempere com limão os alimentos para evitar a necessidade do uso do sal, além da acidez do limão melhorar o processo digestivo.

10. Dê preferencia às carnes magras com menos gordura já que quanto mais magra a carne, melhor e mais rápida vai ser a digestão (peixes, peito de frango e peru são os ideais).

11. Reduza o sal na comida, para ajudar na diminuição de retenção de líquidos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s