6 mudanças que você pode fazer no seu quarto para dormir melhor

A solução para a falta de sono pode estar em trocar a cor das paredes do lugar onde você descansa à noite!

Diversos fatores e costumes podem interferir na qualidade do sono de uma pessoa. Mas o ambiente onde dormimos também importa – e muito! Detalhes como a iluminação, o material dos lençóis e até a cor das paredes influenciam no período do descanso noturno. Se você acha que alguma coisa não está legal no seu cantinho, fique de olho nestas dicas:

1. Pinte o quarto de cores neutras

Aquela parede pink ou roxa do seu quarto pode ser linda, mas ela não é a melhor opção para quem busca um sono reparador. De acordo com a Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, os tons que estimulam o relaxamento são azul e outros mais neutros, como o cinza. Estudos já demonstraram que pessoas cujos dormitórios são dessas cores dormem por mais tempo em relação àquelas que passam a noite em locais megacoloridos. A explicação é que tons neutros e azulados acalmam, baixando a pressão arterial e a frequência cardíaca. O resultado? Um sono profundo e tranquilo.

2. Mantenha a luz baixa

Apagar a luz do quarto imediatamente antes de dormir ou ficar mexendo no celular até pregar os olhos são atitudes contraindicadas se você deseja ter uma boa noite de descanso. É que a iluminação excessiva causa distração e impede o sono de vir. A orientação, portanto, é desligar todos os aparelhos eletrônicos e manter apenas uma luz baixa – como um abajour ou até uma vela – de 30 a 60 minutos antes de ir para a cama.

Leia também: 3 passos para relaxar e dormir melhor

3. Aposte em cortinas

E melhor ainda se elas forem do tipo blackout, que bloqueia qualquer raio de luz que tente entrar no seu quarto para despertar você.

4. Troque os lençóis

Se a sua roupa de cama é de materiais sintéticos, fique de olho: elas podem estar irritando a sua pele ou até superaquecendo a sua cama. Daí porque as opções 100% algodão, mais macias, são indicadas.  

E mais: 15 alimentos que ajudam no sono 

5. Reposicione o seu alarme

Segundo a Fundação Nacional do Sono, ficar ouvindo o ponteiro do relógio fazer tic-tac pode aumentar o nível de stress, o que só impede o sono de chegar. O melhor é colocar o aparelho em um lugar em que você não consiga vê-lo nem ouvi-lo da sua cama.

6. Renove o travesseiro

Com o tempo, o acessório em que você apoia a cabeça para dormir vai perdendo a firmeza (e até se tornando anti-higiênico!), e o posicionamento errado do pescoço torna desconfortável o descanso noturno – sem falar que pode causar um montão de problemas de postura. Se achar que o seu travesseiro já passou da validade, hora de trocar por um novo!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s