Dengue ou gripe? Saiba a diferença dos sintomas

Com a queda das temperaturas e o início do outono, os casos de gripe começam a surgir e os de dengue a persistir

No início do ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde, houve um aumento de 139% nos casos de dengue no Brasil todo, em comparação ao mesmo período do ano passado. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é típica do verão, já que termômetros entre 30 a 32ºC marcam a temperatura ideal para a proliferação do vetor. Com o início do outono, os riscos de contrair a dengue ainda continuam. “Como as chuvas devem continuar frequentes por mais algumas semanas, o ambiente continua propício para a disseminação do mosquito da dengue”, afirma o infectologista Dr. Alberto Chebabo. Os casos de transmissão começam a brecar só quando a temperatura fica abaixo de 16º.

O diagnóstico precoce da dengue pode evitar complicações. “Os pacientes infectados não podem consumir uma série de medicamentos sob o risco de piora do quadro. Antitérmicos que tenham ácido acetilsalecílico e anti-inflamatórios devem ser evitados. Daí a importância do diagnóstico correto”, complementa o especialista. Mas como diferenciar os sintomas entre a gripe e a dengue, que são tão parecidos?

Os principais sintomas da dengue são:

– Febre alta (acima de 38°C)

– Fraqueza e prostração

– Dor no corpo e nas juntas

– Dor de cabeça

– Dor no fundo dos olhos

– Manchas vermelhas pelo corpo

“A principal diferença é que a pessoa com gripe apresenta também coriza, espirros, dor de garganta, tosse e secreções nasais — o que não acontece nos infectados pela dengue”, afirma Dr. Chebabo.

Se você está com algum dos sintomas e tem dúvidas quanto ao diagnóstico, procure seu médico para realizar exames específicos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s