Desvende o rótulo do xampu

Você sabe quais ingredientes procurar no rótulo para obter os melhores resultados para o seu tipo de fio? Elaboramos um pequeno glossário dos melhores ativos para cada objetivo.

Por Débora Lublinski (colaboradora) Atualizado em 26 out 2016, 10h44 - Publicado em 27 jul 2014, 22h00

Foto: Mari Queiroz

Reconstrução 

Além da queratina, um clássico, outros ingredientes poderosos são as ceramidas, que protegem a estrutura do fio, e a carbocisteína, que, além do poder reconstrutor, também nivela as cutículas, garantindo mais brilho. 
 

Garantir efeito liso 

O silicone fixa-se sobre a superfície do fio e cria uma camada sobre ele, protegendo-o da umidade. O frizz e o volume ficam sob controle. 
 

Ressecamento 

Procure por óleos, como o de abacate e o de macadâmia, que nutrem e lubrificam, e a manteiga de karité, que é rica em ácidos graxos e retém a água dentro o fio, melhorando a elasticidade dele. 
 

Combater o frizz 

Óleos, como o de pracaxi e de ojon, ricos em gorduras, unem as cutículas dos fios e diminuem o arrepiado. O silicone também é uma boa pedida, já que protege a camada externa do fio e repele a água. 
 

Prolongar a cor 

As vitaminas A e E são poderosos antioxidantes, que impedem a degradação da cor. Além delas, vale investir em xampus ricos em óleos, como o de oliva e o de cártamo. 
 

Definir cachos 

Dimeticona, um tipo de silicone, que evita a porosidade dos fios e ajuda a defini-los, e poliquartenium 10, um polímero que neutraliza a carga negativa do fio (evita o frizz) e deixa o cabelo mais definido.
Publicidade