Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Com qual idade devo começar a usar botox para prevenção?

Por Larissa Serpa
7 ago 2021, 09h00

A toxina botulínica paralisa o músculo onde é aplicada. Por exemplo na região da glabela, entre os olhos, algumas pessoas têm o hábito de fazer a expressão “de brava” quando estão pensando. Esse hábito faz com que o músculo esteja sempre contraído marcando a pele e formando uma ruga ou até um vinco.

Neste caso a indicação pode ser precoce, podemos “ensinar” o músculo a não contrair como hábito, além disso, sempre relaxado pela toxina ele perde a força, ficando menos potente, como se fosse uma modulação ou reeducação da contração do músculo.

Nesses casos temos feito em pacientes de até 20 e poucos ou 30 anos, mas essa não é uma idade exata, a indicação vai caso a caso e  pode ser antes ou depois dependendo do paciente. Não há idade ideal de início de uso da toxina botulínica, cada caso deve ser avaliado pelo médico.

As rugas são formadas por causa da contração dos músculos, ou seja, qualquer expressão facial contrai o músculo, e precisamos das expressões para nos comunicarmos. Alguns músculos podem ser sua contração suprimida que não fazem muita diferença na expressão e isso pode aliviar o aparecimento de rugas.

Continua após a publicidade

Fonte:

DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Publicidade