Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Produtos com vitamina C podem irritar peles sensíveis?

Por Amanda Panteri
2 jun 2021, 19h00

Você provavelmente já deve conhecer os benefícios que a vitamina C pode trazer para a nossa rotina skincare. O antioxidante pode iluminar a hiperpigmentação, diminuir linhas finas e aumentar o brilho geral. No entanto, bons ingredientes para a pele trazem grandes responsabilidades. Para aqueles com pele sensível, certas formas de vitamina C podem causar ressecamento, descamação e até vermelhidão.

A médica Patrícia Ludwig (@dra_patricia_ludwig), especialista em estética facial, explica. “Quanto mais potente for a forma da vitamina C, mais irritante para quem tem pele sensível. Quando combinado com outros ácidos, como o alfa-hidroxiácido, o ativo pode ser ainda pior.”

O que fazer?

É necessário cuidado na hora de introduzir qualquer produto com vitamina C em sua rotina de autocuidado. A médica recomenda começar com uma concentração mais baixa, em média 10%,  e ir aumentando, para 15 a 20%, com o tempo. Além disso, a especialista aconselha que o produto seja testado antes ou aplicado inicialmente apenas duas a três vezes por semana.

Patrícia lembra, além disso, que não é somente a pele sensível que pode sofrer com o problema. “A irritação pode ocorrer por conta de uma barreira fraca da pele, que não é capaz de lidar com mudanças de níveis de pH. Então, antes de usar qualquer novo produto, procure um especialista. Se você descobrir que sua pele está ficando irritada com algum produto, pergunte a seu médico.”

Publicidade