Imagem Blog

Imagem e estilo, por Fernanda Fogaça

Para fazer a diferença na autoestima das pessoas, a consultoria de imagem pode funcionar como uma terapia de fora para dentro
Continua após publicidade

Quais roupas vestem melhor o meu formato de corpo?

Por Fernanda Fogaça
Atualizado em 7 out 2021, 16h57 - Publicado em 7 out 2021, 16h47

A análise de Biotipo é uma importante etapa da Consultoria de Imagem. Nela olhamos a proporção entre a medida aparente dos ombros, cintura e quadril, para identificar possíveis pontos a serem equilibrados.

Chamamos de “medida aparente” o tamanho em perspectiva plana, e não a circunferência. Olhando o corpo de frente, o que é mais largo, quadris ou ombros?

Biotipos femininos:

  • Ampulheta – ombros e quadris alinhados, cintura mais fina
  • Triângulo – ombros mais estreitos que quadris e coxas, cintura fina – é o tipo mais comum nas brasileiras
  • Triângulo Invertido – ombros mais largos que quadris e coxas – em geral tem as costas largas e quadris e pernas mais finos
  • Retângulo – ombros e quadris alinhados, sem cintura definida
  • Oval – ombros e quadris podem ser proporcionais, a cintura é mais larga e a silhueta arredondada

A harmonização do biotipo com as roupas segue algumas diretrizes, algumas delas bem conhecidas, como por exemplo: usar calças retas para equilibrar quadris largos, evitar blusas de babados para disfarçar peitoral grande, apostar em cores claras e estampas grandes para aumentar e chamar a atenção para uma região do corpo.

Intenção de imagem

Porém… vou voltar na minha primeira frase desse artigo: tudo DE-PEN-DE.

Existe um fator soberano a toda e qualquer “regra” de Consultoria de Imagem: o seu objetivo.

Continua após a publicidade

Eu costumo dar como exemplo o estilo polêmico da Kim Kardashian. Kim é claramente um Triângulo, com quadris largos, bumbum saliente e coxas grossas. Então ela deveria usar roupas que disfarcem essa parte do corpo, certo? Certo. E o que ela faz? O oposto! Kim usa roupas super justas, cintura bem marcada, saias curtas e tecidos luminosos.

Ela está errada? Não está! Se ela trabalhasse em uma instituição financeira formal e se vestisse assim, estaria completamente inadequado. Mas a intenção de imagem dela é ser sensual, transmitir essa aparência sexy e poderosa. E isso tem tudo a ver com a profissão dela.

Por isso, conhecer o seu corpo e identificar o seu biotipo é muito importante, pois é a partir dele que se constrói uma imagem pessoal coerente com o seu objetivo.

Publicidade