5 alimentos da estação que são fits e não podem faltar no seu cardápio

É durante os dias mais geladinhos que você se descuida da alimentação? Aqui, dicas de ouro para manter um cardápio equilibrado e evitar os quilinhos extras

As mudanças de temperatura pedem algumas transformações no cardápio, sabia? “O outono tem um clima seco, o que deixa boca, nariz, garganta mais secos. Além de reduzir a quantidade de urina. Por isso, a hidratação é o primeiro passo para enfrentar as temperaturas mais amenas”, afirma Daniel Cady, nutricionista esportivo de Salvador, BA. No cardápio, não podem faltar alimentos que aquecem o organismo e fortalecem a resistência. Confira a lista de alimentos da temporada que podem ser bons aliados da dieta:

1. Abacate
​A fruta é uma fonte rica em gordura boa e proporciona grande sensação de saciedade. As vitaminas encontradas em abundância são: vitamina A, B, C, K e E. Além disso, os minerais, como o cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco também estão na lista. Ele também é rico em ácido oleico, substância que protege o organismo contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL (o colesterol bom) no sangue.

2. Batata-doce
Ela continua sendo a queridinha de quem quer manter o peso em dia e ter pique de sobra para malhar. Fonte de amido resistente – um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico –, a batata-doce libera energia aos poucos no organismo. Ela contém minerais, como manganês, magnésio, cálcio, fósforo e potássio e é uma excelente fonte de vitamina A, contribuindo para a saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico.
 

3. Abóbora
A fruta contém poucas calorias e é uma boa fonte de vitamina A, B, C, E e K, e minerais como o ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco. Ela é ideal para ser consumida como acompanhamento no almoço ou na sopa.

4. Beterraba
A beterraba é uma raiz que oferece diversos benefícios para a saúde. É um vegetal de baixo teor calórico, rico em fibras e nos fornece antioxidantes e vários minerais, como ferro, sódio, potássio e magnésio. Ela pode ser consumida em saladas cruas, cozidas ou em sucos.

5. Couve
A hortaliça é rica em minerais, como o cálcio, magnésio, ferro e fósforo, e vitaminas A, E, K, complexo B e C. Além de ser consumida refogada, em forma de saladas e chás, os seus benefícios também podem ser aproveitados no preparo de sucos, bebidas ricas em nutrientes e com propriedades detox.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s