Continua após publicidade

8 truques para fazer no dia a dia e diminuir as calorias das refeições

Sim, essas estratégias simples (e fáceis de colocar em prática!) podem deixar seus pratos mais saudáveis e menos calóricos

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 26 abr 2024, 13h32 - Publicado em 10 out 2016, 13h16

Está tentando deixar suas refeições menos calóricas e mais saudáveis? BF tem uma sugestão para você: seguir essas estratégias simples para ter uma semana mais fit. São trocas espertas que fazem toda a diferença. Vem ver:

1. Faça um sanduíche aberto
Colocar uma fatia a menos de pão reduz a ingestão de carboidratos e calorias no dia. Se você está seguindo uma dieta low carb, pode aproveitar para experimentar as versões feitas com couve, alface ou algas. Confira algumas receitas e inspire-se:

  • Aprenda a fazer receita de sanduíche aberto com pasta de grão-de-bico
  • Sanduíche aberto de mussarela de búfala
  • 5 ideias para você fazer um sanduíche sem pão

2. Troque a maionese pela mostarda ou hommus
O famoso acompanhamento deixa o seu sanduba com o um sabor especial, mas também eleva as calorias da refeição. A sugestão fit é optar pela mostarda dijon (pouco calórica) ou pelo hommus, que pode ser feito com grão-de-bico, abacate e até beterraba.

3. Peça o molho da salada à parte
Você pode até achar que não, mas pedir o molho da salada separado diminui sua ingestão diária de calorias. Isso porque, durante a preparação da refeição nos restaurantes, não é possível controlar a quantidade de tempero acrescentado. Ao pedir o molho à parte você consegue incluir o necessário e não extrapolar.

Continua após a publicidade

4. Prefira frutas frescas
A versão seca é mais calórica e contém mais açúcar do que as frescas. Então, se você é da turma que gosta de refeições saborosas, a sugestão é optar sempre pela opção in natura.

E mais: 6 estratégias fit para ter uma semana mais saudável

5. Prepare uma salada com vegetais pouco calóricos
Optar pela salada é uma ótima maneira de aumentar a sensação de saciedade e consumir menos calorias. Mas, não se esqueça de escolher alimentos ricos em água, fibras e pouco valor calórico, como o pepino.

Continua após a publicidade

6. Opte pelos caldos e sopas
Está procurando uma refeição quentinha para o almoço ou jantar? Prefira as sopas ou caldos (de legumes ou lentilha) no lugar dos famosos os cremes, pois eles geralmente são feitos com produtos lácteos ou com muitos ingredientes concentrados (aumenta o índice glicêmico da receita), o que os torna mais calóricos.

7. Deixe de lado acompanhamentos como torradinha e queijo ralado
Pode parecer uma tarefa difícil, mas trocar os acompanhamentos tradicionais por temperos pode ser uma ótima opção. E se você apostar nas especiarias que ajudam a queimar as gordurinhas?  O resultado é ainda melhor.

8. Troque a batata frita pela versão assada ou cozida
É difícil substituir a batata frita por opções saborosas e crocantes, porém mais saudáveis e menos calóricas? Que nada! Aqui, a gente ensina como fazer: o que é, o que é? Parece frito, mas não é!

Publicidade