Medir sua taxa de glicose pode ajudar você a escolher o melhor carboidrato

A prática mostra como seu organismo reage aos alimentos que você come – e isso seria essencial para ajudá-la na perda de peso

Por Manuela Biz e Eliane Contreras Atualizado em 28 Maio 2018, 19h18 - Publicado em 28 Maio 2018, 16h02

O que emagrece mais: comer menos carboidrato ou menos gordura? Tanto faz! A notícia, divulgada no último mês por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, foi comemorada por vários profissionais da área de emagrecimento: “O foco deve ser em estratégias sustentáveis. Além disso, excluir grupos inteiros de alimentos não funciona e faz mal à saúde”, diz o endocrinologista Filippo Pedrinola, de São Paulo.

  • Mas os defensores dos cardápios low carb preferem manter a ideia de quanto menos pão e batata melhor. Adepto da dieta paleolítica, o bioquímico americano Robb Wolf acrescenta no livro Programado para Comer (editora Paralela): o ideal é descobrir o carboidrato que combina com você. Para isso, ele sugere usar um monitor de glicose no sangue (à venda em farmácias) por sete dias.

  • Você deve comer 50 gramas de carbo efetivo (veja na tabela abaixo) no café da manhã só com café puro ou chá (essa é toda a refeição!) e, duas horas depois, espetar o dedo com a agulha que acompanha o monitor da farmácia, coletar uma gota de sangue e fazer o teste. Sua glicose deve ficar entre 90 e 115 mg/dl – se estiver mais alta, volte a testar o mesmo alimento um outro dia, mas reduza a porção pela metade.

    Se ainda assim ficar acima de 115 mg/dl, esse alimento não é bom para você – vai atrapalhar a perda de peso, além de roubar sua energia. O ideal, segundo Robb, é tirar do cardápio até você chegar ao peso desejado.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    Índice de carboidrato dos alimentos

    tabela carboidratos
    Boa Forma/BOA FORMA

    *Porções equivalentes a 50 g de carboidrato efetivo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade