Como não transformar a salada em uma bomba calórica

Você adora comer salada, mas, na hora de montar o prato, adiciona todos os acompanhamentos que tem direito? Se a sua resposta for "sim", cuidado: seu prato aparentemente inofensivo pode estar cheio de calorias

Para evitar que você caia na armadilha da salada calórica, consultamos a nutricionista funcional Carina Boniatti, de São Paulo, que conta quais são os ingredientes que devem ser evitados ou consumidos com moderação. 

 
· Os queijos dão um sabor especial ao prato, no entanto, são calóricos, é melhor evitá-los – principalmente o parmesão, que tem 53 calorias em 15 gramas. “Mas se você não resiste, aposte nos queijos brancos, em especial a mussarela de búfala e a de cabra, e tempere com ervas frescas para ganhar mais sabor”, ensina Carina. A medida ideal é uma colher de sobremesa. 
 
· Os molhos também são fundamentais para dar um sabor a mais na salada, mas as opções à base de queijo e creme de leite devem ser evitadas ao máximo. “Os molhos feitos com iogurte ou até maionese light são boas alternativas”, fala a nutricionista. Além de ficar de olho nos ingredientes, é importante não exagerar: 1 colher de sopa por prato é a quantidade perfeita. 
 
· O azeite é famoso por suas propriedades nutricionais, mas também é rico em calorias. “Não é só porque ele traz benefícios que deve ser consumido em excesso. Uma colher de sopa por prato é o bastante”, ensina Carina. 
 
· As azeitonas também são ótimas opções para adicionar sabor à salada, mas, mais uma vez, nada de exageros: no máximo, três unidades por prato. 
 
· Os croûtons parecem inofensivos, mas é preciso tomar muito cuidado na hora de adicioná-los à salada. “Os pedaços de pão costumam ser temperados com muito azeite antes de serem torrados”, explica a especialista. Se você quiser incrementar a salada com outros pães, aposte nos integrais ou à base de grãos. “Além de serem menos calóricos, esses tipos garantem mais saciedade ao final da refeição”, fala. 
 
· A batata palha é uma ótima aliada para quem não é fã de salada, mas a quantidade não deve ultrapassar 1 colher de sopa. Além disso, se optar pelo ingrediente, deixe os croûtons e queijos amarelos de fora. 
 

Receita para economizar calorias 

O tomate seco também é um ingrediente bastante usado. Mas fique esperta, por ser conservado em óleo, não é o mais leve dos acompanhamentos. Para dar um sabor a mais ao seu prato sem extrapolar nas calorias, experimente esta receita da nutricionista. 
 
Corte um tomate bem vermelho ao meio, coloque num recipiente e cubra com ervas frescas (tomilho, alecrim, sálvia e salsinha são boas opções). Tempere a mistura com azeite e polvilhe um pouco de sal. Em seguida, leve ao forno por 20 minutos. “O tomate fica sequinho e saboroso, ainda cheio de nutrientes e com poucas calorias”, ensina Carina.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s