Continua após publicidade

Itália pode decretar prisão para veganos que impõem a dieta para os filhos

De acordo com uma nova proposta de lei italiana, os pais que restringirem as crianças de consumir ou usar qualquer produto de origem animal (até mesmo leite e mel) podem ir para a prisão. Entenda!

Por Redação Boa Forma
Atualizado em 22 out 2016, 14h19 - Publicado em 12 ago 2016, 11h26

Antes de definir uma dieta vegana para seus filhos, os pais italianos talvez tenham que avaliar melhor essa decisão. Segundo a proposta de lei criada pela deputada Elvira Savino, do partido Forza Italia, quem impor esse tipo de alimentação às crianças poderá sofrer sérias punições.  Após o registro de quatro casos de desnutrição infantil em consequência da dieta, Elvira elaborou o projeto argumentando que os pais veganos costumam oferecer um cardápio “desprovido de nutrientes essenciais para o crescimento saudável e equilibrado das crianças”.

Caso o projeto vire lei, os infratores poderão ser detidos por um ano ou quatro, se a criança desenvolver alguma doença ou sofrer lesão permanente. E, se ficar provado que a dieta levou a criança à morte, a penalidade passa a ser de seis anos. 

E mais: É possível criar o bebê vegetariano?

Os médicos italianos acreditam que os pais dessas crianças não se preocuparam em consultar um nutricionista mesmo não sabendo como montar refeições equilibradas. Vale ressaltar que a Associação Dietética Americana (Ada) afirma que, um cardápio totalmente isento em produtos de origem animal, quando bem equilibrado, não prejudica o desenvolvimento de bebês e crianças.

A proposta de lei ainda será discutida pelas comissões parlamentares antes de ir para a câmara – provavelmente este ano, segundo a agência de notícias Reuters. Enquanto isso, a medida polêmica divide opiniões. Em contrapartida, três projetos de lei a favor desse tipo de dieta estão em análise. Eles desejam que as cantinas italianas ofereçam opções veganas e vegetarianas.

Veja também: Alimentação da grávida vegetariana

Publicidade