Tania Khalill: detox no cardápio

Com orientação de uma nutricionista, a atriz começou a eliminar do cardápio alimentos aparentemente inofensivos que não estavam fazendo bem ao seu organismo.

Tania Khalill foi capa da BOA FORMA em dezembro de 2013
Foto: Mauricio Nahas

A alimentação de Tania sempre foi bastante balanceada e saudável. “Nunca tive problema para comer verdura, legume e maneirar na quantidade de comida no prato”, diz. Mas recentemente ela descobriu algo que está mudando sua dieta: alguns alimentos aparentemente inofensivos não estão fazendo bem ao seu organismo. Ela descobriu o problema depois de se consultar com a nutricionista Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. “Fiz um exame de sangue que detectou certa intolerância a alguns tipos e estou em um processo de detox para entender o que realmente me faz mal”, explica. Por enquanto, os que passam por fermentação foram detectados como os vilões. “Era só eu comer um pedaço de bolo ou tomar uma taça de vinho para me sentir inchada”, diz. 
 
A nutricionista comenta que a ideia inicial é excluir por determinado tempo os alimentos apontados no exame de sangue. “Alguns são considerados saudáveis, mas podem não ser bons para uma pessoa em particular”, diz Patricia. No caso de Tania, estão fora do cardápio itens como castanha-do-pará, leite de vaca e ovo – além dos que provocam fermentação, como shoyo e pão. O detox já está dando certo. “Meu intestino, por exemplo, está funcionando muito melhor agora”, conta. 
 
No geral, a dieta de Tania é simples e equilibrada – também nela, a atriz busca o equilíbrio entre o saudável e o que ama. “Eu adoro doce e não o tiro do meu dia a dia. Mas procuro trocar um chocolate comum por um de alfarroba ou como um doce feito com fruta”, diz. No almoço e no jantar, ela costuma comer salada de folhas e legumes com alguma proteína magra, como peixe ou frango. A atriz sente fome à tarde e sempre tem um lanchinho por perto, como biscoitinhos de arroz ou uma fruta. No café da manhã, a nutricionista Patricia recomendou dois sucos para Tania: o verde e o pink (confira as receitas abaixo), que são ótimos para dar energia. Uma coisa que a atriz nunca mais fará é uma dieta muito restritiva. 
 
“Quando era bailarina profissional tinha que fazer regime direto, mas agora não quero mais isso para mim”, diz. Ela, que já encarou a dieta da sopa e da proteína, está feliz com o próprio peso e quer só conseguir manter o corpo que tem hoje. “Depois dos 20 anos, qualquer grande alteração corporal mexe muito com a gente e eu não quero ficar mal-humorada por causa de dieta”, explica.

 

Suco verde

Ingredientes 
. 1 folha de couve 
. 1 punhado de hortelã 
. 1 maçã 
. 1/4 de pepino 
. 1 fatia de gengibre 
. 1 copo (150 ml) de água de coco 
 
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.
 
Rende: 1 copo 
Calorias por porção: 100
 


Suco rosa

Ingredientes 
. 1/2 xíc. (chá) de frutas vermelhas 
. 1 fatia de beterraba 
. 1/2 copo pequeno (50 ml) de suco de uva integral 
. 1 colher de sopa de gojiberry 
. 1 copo pequeno (100 ml) de água de coco 
 
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.
 
Rende: 1 copo 
Calorias por porção: 140
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s