Beleza

Visagismo: o que sua aparência diz sobre você

.

Ele é muito mais do que apenas um guia para você definir o formato de suas sobrancelhas. Descubra exatamente o que é o visagismo e como ele influencia a percepção alheia sobre você

O que é visagismo

“Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos”

Philip Hallawell, artista plástico

“O principal objetivo do visagismo é revelar, na imagem pessoal, as qualidade de uma pessoa. Ele não trabalha com regras e padrões, não é só sobre ser belo: a imagem exterior tem que refletir e revelar a personalidade. Por isso, o principal trabalho do visagista é entender quem é você e criar uma imagem personalizada”, explica Fernanda Cardoso, consultora de imagem e estilo, que também aponta que quando a imagem não está alinhada com a personalidade da pessoa, ela pode desenvolver problemas psíquicos.

Nossa imagem para o outro

Segundo uma pesquisa da Princeton University (EUA), é por meio do rosto que, em milésimos de segundos, as pessoas formatam impressões a nosso respeito, sem mesmo ter falado com a gente.

Segundo Philip Hallawell, artista plástico que relaciona os fundamentos da linguagem visual com a psicologia, temperamentos e como o cérebro percebe e processa imagens, “o ser humano acha esteticamente bonito aquilo que expressa equilíbrio, harmonia, bem-estar e segurança. A educação, a mídia, a cultura influencia o senso estético, mas existem fortes evidências de que certos aspectos e modos de expressão são comuns a todas as pessoas, independentes de raça, cultura ou período histórico.” É o que mostra, por exemplo, uma revisão de pesquisas sobre o tema feita pela empresa de consultoria de imagem Qoves Studio. Em um deles, que estudou comunidades indigenas isoladas, foi concluído que a interpretação de alguns traços independe de influências da mídia. Por exemplo, por lembrar o formato de rosto de um bebê, pessoas com rosto mais achatado costumam ser lidas como mais inocentes.

“Acontece muito de nossos interlocutores terem uma percepção equivocada sobre quem somos. Mesmo em frente a todas fortalezas que temos enquanto pessoa e profissional. Por exemplo, se o seu rosto estiver emitindo sinais de imagem distorcidos a seu respeito, isto pode comprometer sua credibilidade e até interferir em oportunidades profissionais que dizem respeito ao seu desenvolvimento. As pessoas devem olhar para você e ver o seu melhor”, diz Ju Sayum, consultora de imagem.

Veja abaixo algumas interpretações que o visagismo explica, contadas por Fernanda Cardoso e Ju Sayum:

Visagismo e cor do cabelo

-

(Juliana Pereira/BOA FORMA)

  • Loiros: No geral, transmitem leveza e espontaneidade. Os dourados transmitem energia, alegria e facilidade de comunicação. Os tons acinzentados, por sua vez, estão ligados a um temperamento emotivo e intelectual.
  • Castanhos: Expressa naturalidade, segurança e estabilidade, por sua associação com terra. Quanto mais claro, a pessoa é interpretada como mais suave e, quanto mais próximo do preto, como mais forte.
  • Vermelhos e acobreados: Pessoas com esse tom de cabelo são vistas como corajosas, intensas e cheias de personalidade.

 

Visagismo e textura do cabelo

  • Cacheados: Quanto mais fechadas as curvas dos fios, mais forte é a associação com uma personalidade livre, doce e lúdica. À medida que os cachos vão ficando mais soltos, ondulados, transmitem sensualidade e lirismo.
  • Lisos: Os lisos em cortes verticais e retos transmitem força, controle e estrutura. São pessoas associadas a liderança e clareza de ideias. Os lisos em cortes mais inclinados são vistos como componentes de pessoas mais dinâmicas.

Visagismo e sobrancelhas

  • Retas: Expressam força e determinação.
  • Curvas: Expressam delicadeza, sensibilidade e qualidades artísticas.
  • Arqueadas no final: Expressam alegria, dinamismo e criatividade. Mas se o arco for muito alto, pode passar a ideia de agressividade e arrogância.

 

Visagismo e boca

  • Lábios grossos: Vistos como característica de pessoas com temperamento forte e com atitude emocional. Pessoas determinadas, passionais.
  • Lábios finos: Passa imagem de discreto e sofisticado. Pessoas introvertidas, pensativas e tímidas 
  • Lábios cupido (curtos e cheios no meio, com o V marcado): pessoas diplomáticas e pacificadoras, vistas como tranquilas e adaptáveis.

Visagismo e nariz

  • Largo, pronunciado e reto: Ligado e um temperamento forte e emocional, de pessoas determinadas, líderes.
  • Arrebitado: Interpretados como características de pessoas dinâmicas e comunicativas, divertidas, alegres, energéticas.
  • Fino e longo (virado para baixo): Passa uma imagem de introvertido, adaptável e diplomático, em busca de harmonia e segurança

Visagismo e testa

  • Reta: Visto como característica de pessoas com temperamento forte e emocional, além de determinadas.
  • Inclinada: Passa a ideia de extrovertido, divertido, alegre, energético e curioso.
  • Curva: Passa imagem de pessoas mais discretas, introvertidas, tranquilas.