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Karla perdeu peso, recuperou a saúde e virou fisiculturista

Depois de um alerta médico, a publicitária Karla Souza, 35 anos, emagreceu 12 quilos e, com foco na musculação e na alimentação, ganhou um novo corpo

Por Yara Achôa (colaboradora)
Atualizado em 22 out 2016, 23h23 - Publicado em 23 fev 2015, 13h57

Apesar de fazer parte de uma família de gordinhos – tenho duas irmãs cheinhas e meu pai sofreu um AVC em decorrência do sobrepeso –, sempre fui magra, ativa e muito animada. Aos 17 anos, engravidei e engordei 25 quilos, mas em seis meses já havia voltado à forma. Há cinco anos, comecei a ganhar peso. Medindo 1,63 metro, passei de 60 para 72 quilos e 30% de gordura. Estava em uma fase de grande estresse no trabalho e acumulando muitas funções. Colocava na comida a solução de todos os meus problemas: se estava triste,
comia para fcar alegre; se estava feliz, comia para comemorar; se estava estressada, comia para relaxar. Com 12 quilos a mais – ganhando em média 4 por ano –, meu astral mudou totalmente. A autoestima baixou e eu só queria ficar em casa. Tornei-me uma pessoa desanimada e deprimida e só a comida era capaz de me alegrar. E eu passava longe dos exercícios. Mas o pior de tudo foram as arritmias cardíacas, que o sobrepeso me causou. Ao procurar um médico para investigar o problema, ouvi a seguinte frase: “Ou você muda de vida agora ou terá sérios problemas no futuro”. Fiquei muito assustada com essa declaração e, ao ver todas as taxas elevadas em meu exame de sangue, percebi que realmente era hora de tomar uma decisão e cuidar da minha saúde física e emocional.

Meu marido foi meu grande incentivador. Vaidoso, praticante de atividades físicas e com uma alimentação saudável, ele me ajudou muito. Fiz matrícula em uma academia pequena, próxima à nossa casa, e mesmo sem a ajuda de um nutricionista inicialmente cortei doces, frituras e álcool e substituí a farinha branca pela integral. Decidi seguir esse novo cardápio por um mês – se nada acontecesse, eu chutaria o balde. Mas o resultado apareceu: perdi 6 quilos no primeiro mês, 3 no segundo e 3 no terceiro. Com o tempo, meu índice de gordura corporal também baixou de 30 para 14%. Gosto de comer bem, adoro churrasco e amo vinho. Mas, quando vi as transformações no meu corpo, fiquei tão feliz que mudei o foco do meu prazer. Hoje, voltei a me amar, fiz as pazes com o espelho e essa sensação é melhor do que qualquer guloseima. As mudanças não foram apenas estéticas. Sofria com enxaquecas e com prisão de ventre. Ao cortar o glúten e a lactose, os dois problemas acabaram. Passei a ter qualidade de vida, acordando sempre bem-disposta e cheia de energia. Agora faço musculação
cinco vezes por semana e aeróbico de domingo a domingo. Eventualmente, faço aulas de crossfit e estou experimentando o muay thai.

Quando comecei a malhar, passei a acompanhar as fisiculturistas Maite Bueno, Bella Falconi e Andrea Brazier pelas redes sociais e percebi que era possível ficar musculosa sem perder a feminilidade. Isso me encantou e decidi me preparar para um campeonato de fisiculturismo. Com apenas dois meses de dedicação, fiquei em segundo lugar no Campeonato Estadual IFBB no Espírito Santo. Meu programa
de exercícios é desenvolvido pelo Coach Bueno, que também é responsável por minha dieta e minha suplementação. Periodicamente vou a São Paulo, onde faço aulas com o personal César Cruz, que corrige minha postura e a execução de exercícios para aprimorar meus treinos. No fnal do ano passado, participei do World Beauty Fashion and Fitness Show (WBFF), em Miami, Estados Unidos, e conquistei o título de Divas Fitness Master, categoria acima de 35 anos. Foi um sonho realizado. Agora divido minhas conquistas em meu perfl do Instagram.


UM DIA DE DIETA DA KARLA 

Ao acordar
• 1 copo de água com limão em jejum (café da manhã só depois de 30 minutos) 

Café da manhã
• 1 crepioca: 4 claras + 2 col. (sopa) de tapioca com 3 morangos e 1 filete de mel 

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Lanche da manhã
• 1 barrinha de proteína ou uma coalhada com granola e damasco 

Almoço
• Salada verde à vontade + 1 filé de frango com aspargos e arroz integral 

Lanche da tarde
• 1 barrinha de proteína ou uma coalhada com granola e damasco

Jantar
• Salada verde à vontade + 1 porção de patinho moído com berinjela 

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Lanche da noite
• 1 omelete de 4 claras ou 1 porção de pipoca 

Durante todo o dia 
• 4 litros de água

Peso atual: 62 quilos | Altura: 1,63 metro | Conquista: perdeu 12 quilos em três meses 


Para chegar lá 

1. Anote suas medidas e faça um registro do antes. Atualize as informações a cada 15 dias. Acompanhar o progresso ajuda a não desistir.
2. Crie uma rotina. Encare a atividade física e as refeições saudáveis como um compromisso. Quando você menos perceber, já terá novos hábitos.
3. Não se compare a outras pessoas. Dê o seu melhor e se foque em sua evolução. 
4. Persista. Se está cansada de recomeçar, pare de desistir.

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