Pais obesos podem aumentar o risco de câncer de mama em suas filhas

Já sabemos que a saúde da mãe afeta diretamente o bebê. Agora, um novo estudo revela que os pais também influenciam nesse quesito

Uma série de estudos revelou que a dieta e o peso da mãe durante a gravidez afeta o risco de câncer de mama em seus filhos. Agora, uma nova pesquisa, publicada na revista Scientific Reports, sugere que o fato pode valer também para os futuros papais.

Já foi comprovado que certas alterações nos genes podem influenciar o risco de câncer de mama em uma mulher, e cerca de 5-10 por cento destas alterações genéticas são herdadas. Os fatores de estilo de vida – como peso e fumo – estão relacionados com essas mutações genéticas que são passadas ​​para os filhos. Mas de acordo com a cientista que coordenou a pesquisa, poucos estudos investigaram como o sobrepeso de um pai pode influenciar o risco de câncer de mama das gerações futuras.

Para preencher esta lacuna na ciência, foi realizado um estudo com ratos. Eles alimentaram camundongos machos com uma dieta normal (controlada) ou uma dieta de indução a obesidade, antes do acasalamento com ratos fêmeas de peso normal. Os pesquisadores então analisaram o tecido mamário e as taxas de câncer de mama entre a prole.

Em comparação com filhotes do sexo feminino e com pais de peso normal, os filhotes com pais obesos nasceram com peso considerado acima do normal, desenvolvimento do tecido mamário atrasado e maior propensão a desenvolver câncer de mama.

Ao analisar o esperma dos ratos masculinos obesos, a equipe descobriu que eles possuíam alterações nos fios moleculares que regulam a expressão do gene. A mesma alteração foi encontrada no tecido da mama dos filhotes de sexo feminino. A conclusão deste levantamento alerta sobre o indício de que as filhas herdam também os genes alterados dos pais.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s