6 chás para desinchar, queimar gordurinhas e muito mais!

Ervas, raízes, especiarias e flores. Aqui há combinações para desintoxicar, desinchar, desinflamar as células, queimar as gordurinhas, baixar a ansiedade e aumentar o pique

Por Eliane Contreras
Atualizado em 21 out 2024, 19h25 - Publicado em 8 jun 2015, 14h30
Larry Washburn/ Getty Images
Larry Washburn/ Getty Images (/)
Continua após publicidade

Nada melhor que um chá quentinho para aplacar a indisposição de um resfriado, o mal-estar de uma refeição indigesta e o desconforto de uma cólica menstrual. Mas você pode aderir a esse tipo de bebida no dia a dia como uma ótima fonte de substâncias antioxidantes e, assim, combater ou prevenir uma série de alterações no organismo. Quer ver? Dependendo da combinação de ervas, raízes e especiarias, ela pode ajudá-la a manter a celulite e as gordurinhas extras à distância. Sua preocupação é o inchaço? Um chazinho também é capaz de amenizar essa chateação. E vale ser frio!

Dá para você fazer o chá só com um tipo de folha, raiz ou especiaria. ”Porém usar dois ou mais desses ingredientes é uma alternativa de colocar na mesma xícara uma variedade maior de fitoquímicos – componentes das plantas que agem de maneira benéfica no organismo”, explica o nutricionista Luciano Bruno, da Clínica de Nutrição
Eficiente, em Piracicaba (SP). Mas não vale qualquer alquimia. ”É importante que as substâncias apresentem sinergia e, assim, possam agir em conjunto, potencializando os efeitos positivos do chá.”

Incluir pedaços de frutas e vegetais é permitido para disfarçar o gosto amargo de algumas ervas. ”É também uma maneira de aumentar a concentração de elementos ativos na bebida.” As seis combinações que o nutricionista sugere (você vai encontrá-las a seguir) têm em comum a ação antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres, que, em excesso no organismo, podem oxidar e aumentar o colesterol ruim (o LDL), favorecer a resistência à insulina e estimular processos inflamatórios nas células. Mas cada um deles tem uma particularidade no estímulo metabólico, oferecendo uma função diferente: termogênica (acelera a queima das gordurinhas), diurética (desincha), anti-inflamatória (facilita a perda de peso), relaxante (diminui a produção exagerada de radicais livres ao controlar o stress) e energética (aumenta a disposição). Escolha o seu de acordo com o objetivo. Se quiser experimentar todos, melhor ainda!

Quando e quanto beber

Para obter os benefícios esperados, você deve consumir três ou quatro xícaras (250 mililitros cada uma) por dia, de preferência no café da manhã, duas horas antes e duas depois do almoço e duas horas depois do jantar. Se você tem dificuldade para controlar a quantidade de bebida que ingeriu, aposte no nosso aplicativo #atitudeboaforma – disponível nas versões iOS e Android. O app possui uma ferramenta que ajuda a controlar (e melhorar!) os seus hábitos. 

À noite, porém, recuse os chás com ingredientes que possam atrapalhar o sono – a Camelia sinensis, planta que dá origem ao chá-verde e branco, é um deles. Outro detalhe importante: procure variar ao máximo o tipo de combinação, evitando consumir a mesma por mais de 15 dias seguidos. Do contrário, ela perde o efeito ou pode fazer com que o organismo passe a apresentar sensibilidade às substâncias ativas. Não vão faltar opções para você diversificar o seu chá.

Continua após a publicidade

Ferva e abafe

Você pode criar suas próprias combinações antioxidantes. Mas, para não ter erro, Luciano Bruno orienta usar apenas uma folha ou flor (cidreira, chá-verde ou branco, cavalinha, camomila), uma raiz (gengibre, açafrão-da-terra, gengibre) e uma especiaria (cravo, canela, anis-estrelado). Acerte também no preparo, que, dependendo da parte da planta, deve ser por infusão ou decocção. ”A primeira técnica é usada para folhas flores. Elas precisam ser colocadas na água fervente e abafadas por dez minutos. Já a decocção é para as raízes, cascas e especiarias, que devem ser adicionadas à água ainda fria. Depois de ferver, o ideal é manter a mistura no fogo baixo por mais dez minutos”, explica Deborah Marques, farmacêutica clínica da Associação Brasileira de Fitoterapia. Se quiser, faça uma boa quantidade de chá para beber ao longo do dia, mas conserve-o em um recipiente fechado e protegido da luz. Se sobrar, despense. ”Não é indicado consumir a bebida preparada no dia anterior”, finaliza Deborah.

Escolha as misturas ideais para você

As seis combinações oferecem efeito antioxidante. Mas cada uma apresenta uma ação de destaque: favorecer a perda de peso, reduzir o inchaço, aumentar a disposição… Quais vão ser as suas?

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.