Continua após publicidade

7 regras para quem mora sozinha não sair da dieta

Sair da casa dos pais fez o ponteiro da balança subir? Aqui, um roteiro para tudo entrar no eixo!

Por Olga Penteado (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 14h54 - Publicado em 13 fev 2016, 09h00

Você consumia mais alimentos frescos e saudáveis quando vivia com seus pais? É provável que sim. O tema foi estudado até por cientistas: uma pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mostrou que quem mora sozinho come menos frutas e verduras. Os problemas vão além: na despensa, predominam os industrializados, que costumam ter menos nutrientes. Isso sem falar na comida vencida na geladeira! “Você não precisa se privar de comer bem em casa. O segredo é comprar os alimentos adequados e ser organizada para prepará-los”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, diretora da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, de São Paulo. Ao lado, Cynthia ensina o que comprar e como deixar os ingredientes pré-preparados. Assim, quando chegar em casa, basta juntá-los em um prato nutritivo e delicioso.

1. Aposte nos congelados e nos alimentos a vácuo

“Eles são práticos e têm os nutrientes preservados. Batata descascada e mandioquinha a vácuo, por exemplo, é só amassar e misturar com leite e margarina light que viram purê. O ideal é comprá-los em locais onde há variedade e que vendam bem, para que sejam sempre novos.”

2. Folhas frescas por mais tempo

“Leve-as e seque-as muito bem, pois os resíduos de água oxidam. O ideal é usar as centrifugas manuais, próprias para folhas, que retiram toda a água.”

3. Cuidado extra com vegetais sem casca

Continua após a publicidade

“Quando comprar verduras como couve-flor e brócolis, programe-se para prepará-las até o dia seguinte. Cozinhe-as no vapor e jogue gelo nelas – o choque térmico neutraliza as enzimas de degradação. Só depois corte os vegetais e os divida em porções individuais.”

4. Frutas sem desperdício

“Compre em pequena quantidade e não descasque. Maçã, pera e kiwi demoram mais para estragar. Escolha apenas uma do tipo que requer consumo rápido, como melancia e melão. Se sobrar, pique e congele. Pode virar suco depois.”

5. Cozinha racional

“Prepare uma quantidade maior de comida – arroz, feijão, massa – no fim de semana e divida-a em porções. O que for usar em um ou dois dias, coloque na geladeira. E o restante no congelador.”

Continua após a publicidade

6. Kit básico

“Alho, cebola, ovos, pão, tomate, azeite, queijo e ervas-frescas podem ser usados em diversos pratos. Tenha sempre em casa.”

7. Aproveite bem as sobras

“Alguns exemplos: omelete de legumes com tomate, uma pitada de queijo e alho; bruschetta com pão que está durinho, alho amassado, tomate e berinjela; ou sopa com frango e verduras.

Publicidade