Pálpebras caídas: tratamentos e prevenção

Cirurgia, ultrassom, fios de PDO ou cremes: veja qual o mais indicado para você

Por Larissa Serpa Atualizado em 24 jun 2021, 11h01 - Publicado em 24 jun 2021, 09h00

“Os olhos são a janela da alma”, dizem. Isso porque, além de mostrarem grande parte de quem somos, eles também dizem muito sobre nossa idade e saúde. À medida que envelhecemos, a pele das nossas pálpebras torna-se flácida, o excesso de pele torna-se evidente, as pálpebras caem e os olhos ficam semi-tampados, o que faz com que todo o nosso rosto pareça cansado. E isso vai além da questão estética, já que pálpebras caídas e flácidas frequentemente interferem na boa visão. Por isso, conversamos com profissionais para te passar os melhores tratamentos e maneiras de evitar as pálpebras caídas.

TRATAMENTOS PARA PÁLPEBRAS CAÍDAS

ULTRAFORMER

O Ultraformer é um aparelho para tratamento de lifting facial não cirúrgico. Ele utiliza um ultrassom focalizado para criar pequenas lesões por dentro da pele e estimular o colágeno, deixando a pele da região mais firme e, consequentemente, levantando o olhar, como explica a dermatologista Isabela Faiad Leiva, da Clínica Landecker.

Para pálpebras flácidas, ele é aplicado não somente na região mas também na parte acima do canto exterior da sobrancelha até a linha do cabelo, criando uma tensão na região que “puxa” a pálpebra para cima.

O Ultraformer é o procedimento para levantamento de pálpebras que entrega resultados mais naturais

Uma das vantagens é que, diferente da cirurgia, não há tempo de inatividade após o procedimento para que você possa retornar às suas atividades normais. E uma das desvantagens é que o efeito pode levar até 3 meses para aparecer, que é o tempo que seu corpo leva para produzir o colágeno novo.

O resultado é uma elevação natural das sobrancelhas, ajudando a atingir uma aparência mais jovem. “É o único procedimento com o qual eu trabalho para tratar pálpebras flácidas porque, diferente dos fios de PDO, ele realmente deixa um resultado extremamente natural”, diz Isabela.

FIOS DE PDO

Você provavelmente já ouviu falar deles. São a nova febre entre os procedimentos estéticos por entregar resultados de cirurgia mas de forma não-invasiva. Ele é aplicado através de um tipo de seringa que insere o fio por dentro da pele. Uma vez lá, o médico consegue fixá-lo em uma parte do músculo e literalmente puxar para onde quiser, apenas “ancorando” o outro lado do fio em outra área.

“Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os fios de PDO não têm apenas como finalidade a tração, primeira função dele é como Bioestimulador, estímulando colágeno na região”, explica Luciana Toral, Médica Especialista em Estética Avançada. “Qualquer pessoa que precisa de estimulo de colágeno na pele pode e deve usar os Fios de PDO”, completa.

Entre suas vantagens está o fato de ser indolor, sem cortes e com risco mínimo.

Fox Eyes?

Os fios de PDO para levantamento de pálpebras carrega também uma polêmica, já que, quando feito de maneira exagerada, ele puxa os olhos horizontalmente, apropriando traços tipicamente asiáticos.
Por isso é importante procurar médicos que vão aplicar os fios de maneira a respeitar seus traços naturais, apenas revertendo a flacidez que vem com a idade — e não puxar o fio exageradamente, mudando a sua aparência natural.

.

CIRURGIA TRADICIONAL

O procedimento cirúrgico para resolver esse problema recebe o nome de Blefaroplastia e, como explica o cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face Rogério Leal, ele reposiciona as pálpebras através da retirada dos excessos de pele e das bolsas de gordura presentes nessa região. Além de abrir o olhar, essa intervenção também reduz as rugas e linhas de expressão.

Em alguns casos, para obter melhores resultados, o médico sugere associar a cirurgia com outros procedimentos como elevação das sobrancelhas, peelings químicos, laser, preenchimentos com ácido hialurônico, com a gordura do próprio paciente ou ainda a transposição de gordura.

“Depois que o caso é examinado, é medida a quantidade de pele que será retirada do paciente e marcada a região dos cortes da cirurgia. Em seguida, é infiltrada uma quantidade adequada de anestésico nas pálpebras (anestesia local) e feita a sedação para proporcionar maior conforto. Em pessoas mais sensíveis, também pode ser utilizada a anestesia geral”, explica.

CIRURGIA POR LASER

Além do método tradicional, a Blefaroplastia também pode ser feita com aparelho de laser de CO2, utilizando uma ponteira para a realização dos cortes. “A ponteira do laser tem a função de coagular os vasos sanguíneos impedindo que ocorram sangramentos ao mesmo tempo que são realizados os cortes. Dessa forma, o inchaço e a formação de hematomas no período pós-operatório são reduzidos”, acrescenta Rogério.

O médico reforça a importância do paciente manter os cuidados pós-operatórios como o uso de compressas frias, analgésicos, alimentação adequada, drenagem linfática facial e repouso na primeira semana para atingir os resultados desejados rapidamente.

PREVENÇÃO PARA NÃO TER PÁLPEBRAS CAÍDAS

“A flacidez das pálpebras (e da pele no geral) é consequência da perda de colágeno que ocorre naturalmente e é acelerada principalmente pela radiação solar”, explica Luiz Romancini, dermatologista e criador da Creamy Skincare.

Para evitar esse problema, o especialista explica que o uso de filtro solar é obrigatório e indispensável, pois mais de 80% das alterações na pele são causadas pelo sol.

Além do filtro solar, hidratantes devem ser incluídos na rotina. “Os antioxidantes também são importantes, pois sabemos hoje que grande parte das alterações do envelhecimento ocorrem pela ação de radicais livres. A Vitamina C, E e o ácido ferúlico são ingredientes antioxidantes que atuam tanto na prevenção quanto na atenuação dos sinais do envelhecimento da pele”, afirma.

Confira alguns produtos antioxidantes para região:

Comprar CREME ANTIRRUGAS PARA CONTORNO DOS OLHOS REVITALIFT

Hidrata intensamente por até 24h e preenche as linhas de expressão

Compre aqui

Redermic Hyalu C Olhos La Roche-Posay Creme Anti-Idade com 15ml | Droga Raia

Vitamina C pura para a região dos olhos. Ainda contém ácido hialurônico, para hidratar a região

Compre aqui

Continua após a publicidade
Publicidade