Imagem Blog

BOA FORMA entrevista

Histórias de quem pratica bem-estar, cuida da própria saúde e faz as melhores escolhas. É para se inspirar!
Continua após publicidade

BF Entrevista Raíssa Machado

Por Amanda Panteri
Atualizado em 3 Maio 2021, 14h01 - Publicado em 3 Maio 2021, 10h00

Raíssa Rocha Machado tem 24 anos, é atleta paralímpica de lançamento de dardos e influenciadora nas horas vagas! 

E quem vê o mulherão arrasando nas maquiagens em seu perfil do Instagram não imagina que ela treina 8 horas por dia (de segunda à sexta) durante as preparações para grandes competições. Mas a rotina puxada não é algo ruim para ela: Raíssa revela amar o que faz! “O esporte é meu refúgio — me ajuda quando estou triste, feliz, cansada, desmotivada…”

No começo, ela conta que não era assim. Nascida no interior da Bahia, ela foi morar com a mãe em Minas Gerais quando ainda tinha um ano de idade — os médicos recomendaram a mudança para aumentar as opções de tratamentos. Durante muito tempo, a má formação congênita não era uma pauta em sua vida. “Eu não me aceitava e não aceitava a minha deficiência. Mas tudo mudou no colégio, quando entrei para as aulas de dança. Os professores perceberam em mim um talento natural para os esportes e me levaram para fazer o teste de lançamento de dardos. Chegando lá, foi um choque: conheci muita gente como eu. E nem sabia que existia!”

A relação com o atletismo demorou um pouco para evoluir. Até 2015, Raíssa confessa que não sabia se queria mesmo ser atleta. “Mas depois entendi o poder transformador do esporte. Quero influenciar outras pessoas e até crianças a entrarem para esse universo de inclusão e autoaceitação”, fala. É por isso que também aposta tanto nas redes sociais. “Lá, gosto de mostrar que por trás da atleta, tem uma maquiadora, cozinheira e mulher.” 

Em 2020, Raíssa iria tentar uma vaga nas Paralimpíadas, no Japão. O projeto teve que ser adiado por conta da pandemia, e a expectativa é que os Jogos aconteçam este ano. De qualquer forma, ela está preparada. “Não deixei de treinar em casa graças à ajuda da minha família.” 

Publicidade