BOA FORMA: onde você encontra respostas confiáveis sobre as suas dúvidas de bem-estar BOA FORMA responde Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

O que define onde as rugas se formam no rosto?

Por DRA. PAOLA POMERANTZEFF Atualizado em 1 jul 2022, 15h56 - Publicado em 30 jul 2022, 10h00

O envelhecimento acontece basicamente de duas maneiras: de forma intrínseca (genética e anos de vida) e de forma extrínseca (fatores externos/ambientais que interagem com a pele). Com o passar do tempo, a pele passa a ter menos colágeno, elastina, ácido hialurônico, fica mais fina e mais flácida e passa a apresentar rugas. O movimento constante da face (pela nossa mímica) marca a nossa epiderme, são as rugas de expressão. A gordura no rosto também começa a diminuir, causando pele flácida e linhas mais visíveis. As 4 principais rugas que se formam são:

  • Pés de galinha: A região ao redor dos olhos tem a pele mais fina do corpo. Não há tanto colágeno e elastina na área, então, quando sofremos danos do sol, de noites mal dormidas e da própria má alimentação de forma constante, esse é um dos primeiros lugares do rosto a enrugar. Além disso, pés de galinha são as linhas de expressão associadas à alegria, enquanto outras linhas, como aquelas entre as sobrancelhas, estão associadas à preocupação.
  • Linhas Glabelares: As rugas “11” são as duas linhas verticais que se formam entre as sobrancelhas. Elas se parecem exatamente com o número e geralmente são causadas por franzir as sobrancelhas repetidamente, o que as torna um excelente exemplo de rugas dinâmicas. A famosa “cara de brava”.
  • Linhas do sorriso: Elas podem ser chamadas de linhas de riso, mas você provavelmente não terá dobras nasolabiais pronunciadas – as dobras que se estendem do nariz aos cantos externos da boca – apenas pelo movimento muscular. Elas geralmente são causadas por flacidez da pele e perda de gordura subcutânea com a idade. O cigarro acelera o aparecimento desse tipo de ruga.
  • Linhas da testa: As rugas da testa são as linhas horizontais que cruzam a testa, geralmente causadas por levantar as sobrancelhas repetidamente.

Todas essas rugas podem ser tratadas no consultório médico: a toxina botulínica para temporariamente as contrações musculares responsáveis pelas rugas dinâmicas; o filler (preenchedor) é qualquer substância macia e semelhante a um gel que pode ser injetada na pele ou por baixo para ajudar a aumentá-la; também usamos as tecnologias. Os lasers, radiofrequência e ultrassom microfocado são os mais usados. Visitar um médico é o melhor meio de saber qual procedimento responderá melhor àquilo que sua pele precisa. Através de uma criteriosa investigação, o médico poderá verificar o que é necessário para promover o efeito anti-idade.

Respondido por:

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Publicidade