Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Enquanto isso

Por Priscila Conte Vieira
1 out 2022, 09h00

Muitas pessoas passam a vida toda com datas estipuladas para celebrar, curtir e finalmente poder sentir felicidade ou alívio. Porém acabam se esquecendo que a vida ocorre no dia a dia, durante essas metas e, por isso, hoje o texto é sobre o enquanto isso, esse momento de espera antes de um sonho se realizar.

Enquanto eu ainda não tiver encontrado uma pessoa ideal para compartilhar minha vida, enquanto eu ainda não tiver engravidado, enquanto eu ainda não atingir o peso que quero, enquanto eu não estiver no emprego dos sonhos, enquanto ainda não tiver encontrado a cura para a doença, enquanto não tiver a quantidade de dinheiro que preciso, enquanto algum problema não se resolve… Aqui pode ser qualquer enquanto você estiver vivendo hoje em dia ou que um dia irá viver.

A vida não deve ser uma grande espera passiva onde contamos os dias para “chegar lá”, pois esse dia pode ser que nem chegue e pode ser que algo melhor aconteça! Estaríamos nos impedindo de viver o aqui e agora, de aproveitar as belezas da vida se só tivermos olhos para um futuro incerto.

Precisamos curtir mais o processo, a vida não é uma corrida, ela é uma jornada! Não é o sofrimento até o seu sonho se realizar, mas os altos e baixos que enfrentamos todos os dias e que precisamos aprender a lidar.

Deixar de curtir a jornada implica em ansiedade, angústia, medos, estagnação. Não estou falando para viver sem planos, mas sim que esses planos façam parte do dia a dia com leveza, se preparando sim para o futuro e também vivendo no presente. Buscando evoluir enquanto o plano não é atingido.

Continua após a publicidade

Vou te dar um exemplo: enquanto você ainda não vive o trabalho dos sonhos, pode curtir o trabalho que tem hoje, buscando evoluir todos os dias aprendendo mais, crescendo e se desenvolvendo, olhando cada dia como uma nova oportunidade. Pode ter planos e objetivos definidos, mas a vida profissional não irá pausar enquanto esse emprego não chega. 

Ou um outro exemplo: enquanto você está tentando engravidar, sei que envolve uma angústia e sofrimento grandes envolvidos, mas é possível curtir a jornada, viver o dia a dia, apreciar os pequenos momentos, namorar sem tanta cobrança, se preparar para gerar essa nova vida, aprender mais sobre educação e desenvolvimento infantil.

A vida não é uma linha reta, não é fácil e não é previsível. E ao mesmo tempo ela também pode ser incrível, leve, feliz, divertida e surpreendente! Não precisa ser um ou outro, é possível viver cada processo sem tanto sofrimento!

_______________________________________________________________________

Continua após a publicidade

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

 

Publicidade