5 obstáculos que todo mundo que tenta emagrecer enfrenta e como superá-los

O especialista Rodrigo Polesso explica como você pode driblar alguns dos pesadelos que te impedem de atingir suas metas fit. Vem com a gente!

Você provavelmente já ouviu falar que a equação de sucesso para emagrecer é: 30% de atividade física e 70% alimentação. Mas, nem sempre a tarefa de eliminar alguns quilinhos é tão fácil quanto na matemática. “É preciso encarar a busca por uma vida saudável como uma meta muito importante. Sem saúde, você não consegue ter relacionamentos, realizar o seu trabalho e conquistar bens materiais”, explica Rodrigo Polesso, especialista em nutrição otimizada, do Rio Grande do Sul. Aqui, o especialista mostra alguns vilões do emagrecimento e o jeito certo de vencê-los:

1. Hábitos alimentares
Os nossos hábitos alimentares foram construídos ao longo de muitos anos e, por isso, eles são tão difíceis de vencer. “Nenhum hábito de longa data é fácil de ser quebrado. No caso da alimentação, isso se torna ainda mais difícil porque está relacionado a algo que fazemos todos os dias”, conta Polesso. Isso sem contar os fatores metabólicos e hormonais, que fazem com que a gente deseje alimentos ricos em açúcares e gorduras. A sugestão é buscar informações e ajuda de profissionais para fazer uma mudança de hábitos sem erros.

2. Expectativa
Não crie grandes expectativas no começo do processo. “É comum perder até cerca de 4kg logo no início, mas depois a tendência é diminuir o ritmo. Então, se você conseguiu perder uns quilinhos, encare isso como um incentivo para continuar firme em seu objetivo”, diz. Lembre-se: as primeiras semanas são atípicas e uma verdadeira reeducação alimentar não acontece num passe de mágica.

3. Balança
Outro vilão do emagrecimento pode ser a balança! Lembre-se que o aparelho não é o único método de definir o sucesso da sua mudança. “É importante lembrar sempre que a balança mede o peso bruto, mas não mostra o que está realmente acontecendo dentro do corpo”, explica. “Preste atenção em como você se sente no dia a dia, na sua disposição e nas medidas do seu corpo”. Além disso, as medidas mudam ao longo do dia – você pode acordar inchada ou estar retendo líquido por algum motivo.

Veja também: Desafio de 21 dias para transformar a sua vida

4. Paladar
É preciso aceitar as mudanças no paladar, especialmente quando se trata de restringir os carboidratos refinados e processados – e consequentemente o açúcar – da dieta. Com o tempo, você vai descobrir o verdadeiro sabor dos alimentos, como o café sem açúcar, por exemplo. “Não é o café que é ruim, são seus hábitos que não estão alinhados ainda. Isso é só um período de adaptação”, ensina. A dica de Rodrigo é manter a cabeça aberta e se lembrar de que os resultados que você nunca obteve, geralmente, aparecem após mudanças nunca feitas.

5. As pessoas
Sim, algumas pessoas podem atrapalhar a transformação da sua alimentação e o seu processo de emagrecimento. “Procure se cercar de pessoas que estejam no mesmo barco ou que apoiem sua decisão”, destaca. Já que somos suscetíveis à influência do meio em que estamos.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s