Bruna Marquezine conta detalhes de sua rotina para manter o corpo

O jeito de menina continua, mas Bruna Marquezine cresceu! Veja como ela ganhou definição graças ao Crossfit e a uma dieta bem pensada

Alguém se lembra de Bruna Marquezine, ainda criança, fazendo comerciais com a apresentadora Xuxa ou participando de programas infantis, como o extinto Gente Inocente, na época apresentado pelo ator Márcio Garcia? Ou de sua estreia como atriz no elenco da novela Mulheres Apaixonadas em 2003? Quem teve o prazer de acompanhar a carreira dessa gata de 18 anos testemunhou sua passagem de menina a mulher. E que mulher! Com 1,71 metro de altura e 51 quilos, Bruna está cada dia mais bonita. Recentemente, a atriz também se tornou mais consciente a respeito da importância de cuidar da própria saúde e de sua forma física. “Eu estava me sentindo um pouco largada. Não dava muita atenção à minha alimentação e comia muita porcaria sem pensar direito”, assume. “Agora, resolvi entrar na linha e fiquei mais light. Estou me sentindo muito melhor desde que comecei a treinar e, antes de comer, penso se aquilo é bom ou ruim”, diz.

Dona de formas bem brasileiras, a atriz lembrou que guardava em casa alguns cardápios saudáveis e começou a se preocupar com a qualidade dos alimentos. Assim, reduziu drasticamente as tentações, entre elas a batatinha frita e o excesso de chocolate ao leite. “Tenho um tipo de corpo fácil de ganhar medidas e descobri que não quero ter de correr contra o tempo perdido mais tarde, quando ficar mais difícil emagrecer”, fala.

A rotina de Bruna começa cedo, assim como os cuidados com a alimentação. “Nunca fui de sentir fome logo que acordo, mas, como gravo muito durante o dia, aprendi a garantir energia e não cair de boca no almoço”, conta. Ela inclui nessa refeição um ou dois ovos mexidos, mamão com uma colher de sopa de chia ou de farinha de linhaça dourada, um copo de suco verde ou de alguma fruta da estação. “O principal foi eliminar o pão, que só estufa”, acredita. Criou algumas variações para não enjoar. Adora, por exemplo, cobrir uma tapioca com queijo cottage ou geleia de frutas sem açúcar nas manhãs de domingo. “Também vou de tapioca antes do treino. Não tem glúten e sustenta bem.”

Quando acorda muito atrasada, pede na cafeteria um suco verde com banana e água de coco. Como lanche, vai de pera e seis amêndoas torradas. Na bolsa, leva um saquinho com goji berry e uva passa para enganar a fome.“Descobri que, além de ter muita vitamina C, essa frutinha antioxidante protege a pele do sol e rejuvenesce.” Na hora do almoço, a atriz adotou um novo hábito: comer salada antes do prato principal. “Eu não gostava tanto de legumes e verduras, mas comecei a achar tudo mais saboroso depois que fiz uma semana de dieta detox. Recebia um kit todos os dias com as refeições completas. Vieram pratos bem gostosos. Em apenas um mês comendo direito, dei uma secada e senti mais disposição”, fala. A atriz também decidiu trocar o arroz com feijão por outros tipos de carboidratos, como a batata-doce. Como não é grande fã de peixes, manteve o frango e a carne vermelha no cardápio. No dia da entrevista, ela comeu uma salada pequena de folhas verdes, em seguida um filé de carne magra grelhado, uma colher de sopa de creme de milho, cenoura ralada e palmito, além de uma fatia fina de torta de berinjela. Para acompanhar, trocou o refrigerante pelo suco de uva sem açúcar.

Como ninguém é de ferro, no período da tarde Bruna sente mais necessidade de dar uma beliscada. Para essas horas, ela descobriu saídas criativas. Uma delas é o picolé de whey protein sabor chocolate da marca Time4. Cada unidade do sorvete tem só 68 calorias. “Dá uma saciada e vai enganando a vontade de comer doce”, conta. Também aprendeu a fazer em casa uma gelatina proteica. “Basta misturar uma caixa de gelatina zero açúcar com três medidas de whey protein e a quantidade indicada de água. Quem quiser pode adicionar frutas picadinhas, como morangos e blueberries. Fica uma delícia!”, sugere. Os truques não param por aí: a atriz mantém em casa um estoque de vários tipos de barrinhas e chocolates light, que contêm colágeno e fibras. Na geladeira, deixa iogurtes de leite de ovelha para garantir a quantidade de cálcio necessária. “Se não tiver coisas gostosas à vista para despistar, vou acabar caindo nos lanches calóricos. Ainda mais lá no Projac, que tem muitas lanchonetes com guloseimas. Procurando bem, a gente encontra ótimos substitutos.”

Sem fazer corpo mole!

Bruna nunca gostou de frequentar a academia até que a colega de elenco Giovanna Antonelli a convenceu a conhecer o CrossFit. “Estou adorando! Mistura desafio, superação e não tem a chatice de uma rotina com os mesmos exercícios”, conta. “Apesar de ser muito jovem, a Bruna chegou à academia completamente fora de forma”, conta Marcos Viana, um de seus instrutores de CrossFit na academia carioca CFP9. “No primeiro treino, ela precisava aquecer correndo 500 metros, mas, no meio do caminho, teve de parar porque não conseguia mais. Agora, dois meses depois, Bruna corre 4 quilômetros em um treino e ainda faz 100 repetições de abdominais sem amarelar.”

No CrossFit, os exercícios são realizados quase sem pausa, já que a intensidade é um dos objetivos principais do método. O programa, que muda a cada dia, foca primeiramente a mecânica do movimento (fazer o exercício corretamente), depois a consistência (com ritmo) e, por fim, a intensidade (no limite da capacidade ou com carga). De acordo com o professor, os movimentos envolvem dificuldade e demanda muscular superiores àquelas exigidas pelos exercícios isolados de musculação. Graças a tanta dedicação, a atriz agora exibe um abdômen mais definido e coxas firmes. “Por aqui, está difícil alguém superar a Giovanna. Mas a Bruna, com certeza, está querendo roubar o posto dela”, elogia Viana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s