Estudo revela que comer de madrugada pode prejudicar sua saúde

Quem nunca se pegou atacando a geladeira de madrugada? A boa notícia é que pesquisadores americanos estão quase descobrindo os motivos dessa comilança e também os riscos das calorias para o organismo e a dieta!

Uma nova pesquisa, realizada nos Estados Unidos, mostra que quando os alimentos são consumidos depois do jantar ou em qualquer horário fora do seu ritmo normal, o corpo fica pré-disposto a armazenar essas calorias como gordura, ao invés de queimá-la como energia.

Até o momento, a maioria dos estudos tinha sido realizados com animais ou trabalhadores noturnos. Os estudos com este grupo mostram que o alimento é processado de forma diferente ao longo do dia. Isto acontece devido às mudanças de temperatura do corpo, reações bioquímicas, níveis hormonais, atividade física, absorção e digestão dos alimentos. Já o novo levantamento, realizado com humanos, revela que comer tarde da noite pode não só elevar o ganho de peso, como também aumentar os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, o risco de doença crônica.

“As pessoas tendem a escolher os alimentos mais palatáveis, como doces e salgados calóricos quando elas estão cansadas ou passaram o dia com algum tipo de restrição alimentar”, diz Kelly Allison, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Para não atacar a geladeira e comprometer a sua dieta, os especialistas sugerem quatro truques:

1. “Não restrinja o que você come durante o dia, de forma tão severa. Assim, você não terá que controlar-se tanto à noite e também não vai ficar preocupado com sensação de fome e possível ataque. A maioria das pessoas que está de dieta diz que o momento mais difícil do dia é pós-jantar”, diz Traci Mann, professora de psicologia na Universidade de Minnesota.

2. “Não tenha junk food e guloseimas tentadoras em casa. Se eles não estão no armário, na geladeira ou freezer, você não terá vontade de comer”, afirma Traci.

3. “Quando o assunto é um prato cheio de calorias, a hora do almoço é melhor do que o jantar. E pare de comer três horas antes de dormir”, explica Steven Shea, diretor do Instituto de Ciências e saúde, da Oregon Health & Science University.

4. “Se sentir fome depois do jantar, aposte apenas em lanches pequenos com, no máximo,  200 calorias, diz o nutricionista Joy Dubost, de Washington.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s