Exercício aeróbico em jejum: vale a pena fazer?

Batizado de AEJ, a prática de fazer exercícios aeróbicos em jejum divide opiniões. Há quem defenda que o estômago vazio turbina a queima de gordura, outros especialistas são totalmente contra. Fique atenta e veja as regras desse tipo de treino

Cuidados ao fazer exercícios em jejum:

  • Converse com seu professor e com uma nutricionista sobre o volume e a intensidade do seu treino antes de tentar malhar em jejum. “Não dá para fazer disso uma rotina”, fala o médico e nutrólogo Mohamad Barakat, de São Paulo. “O ideal é usar por um período determinado.”
  • Quando acordamos e estamos há várias horas sem comer, a glicemia (o nível de açúcar no sangue) está baixa. Nessa hora, apenas exercícios leves e por um tempo curto (uma caminhada ou pedalada leve de até 40 minutos, por exemplo), praticados por pessoas condicionadas, podem trazer o benefício da queima de gordura. “Caso contrário, você pode sentir tontura e desmaiar por causa de hipoglicemia, que é a diminuição do açúcar no sangue”, diz o professor de educação física Thiago de Seixas, do Rio de Janeiro.
  • Acredite: tomar um suco ou comer uma fruta antes de malhar é melhor do que fazer jejum. “Sem ter de onde tirar energia para o exercício, o organismo vai procurar outras fontes, como o músculo”, explica Mohamad Barakat. Ou seja, além de não emagrecer, você sacrifica sua massa magra.
  • Se não comer nada antes de treinar, pense em tomar um suplemento que evite o catabolismo (perda de músculo). Mas só um nutricionista e um médico nutrólogo podem indicar o melhor para o seu caso.
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s