Matchá: o campeão em antioxidantes

Extraído da mesma planta que o chá verde, o matcha tem sabor menos amargo e ajuda a controlar a compulsão alimentar

Você acha o chá verde muito amargo? Prove o matcha, pois apesar de ambos serem extraídos da mesma planta, a Camelia sinensis, o sabor dele é mais suave e concentra ainda mais antioxidantes que o primeiro.

A quantidade de antioxidantes por grama do matcha, versão em pó do chá verde, é tão grande que supera até mesmo a goji berry – frutinha famosa nessas substâncias, que protegem as células dos radicais livres.

O segredo está na colheita: um mês antes, os canteiros são cobertos com lona. Sem luz solar, a planta se defende produzindo mais clorofila, além do aminoácido L-teanina, que ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e, com isso, a compulsão alimentar.

Eliane Contreras Eliane Contreras

“Um estudo publicado na revista do Instituto Canadense de Ciências e Tecnologia de Alimentos, o matcha também tem elementos termogênicos, acelerando a queima de gordura”, comenta a nutricionista Vanderli Marchiori, vice-presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (Apfit).

Para obter esses benefícios, são indicadas duas ou três xícaras de matcha por dia. O pó também pode ser adicionado em sucos, inclusive no suco verde, no iogurte ou usado em receitas de bolos e sorvetes.

Campeão em antioxidantes
(por grama)

Matcha: 1 384 mg

Goji berry: 253 mg

Chocolate amargo: 227 mg

Romã: 105 mg

Açaí: 55 mg

Brócolis: 31 mg

Fonte: Departamento de Química da Universidade do Colorado (EUA).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s