Monique mudou sua vida após uma promessa de ano-novo!

A bióloga Monique Verdot, a Niki, 27 anos, levou ao pé da letra o bordão “ano novo, vida nova” e, com determinação, deixou para trás mais de 20 quilos

Desde pequena, até o final da faculdade, fiz esportes. Experimentei ginástica olímpica, handebol, vôlei, natação e me apaixonei pelo basquete, que pratiquei por mais de dez anos.Mas tinha o hábito de me alimentar mal: basicamente vivia à base de carboidrato, fritura, refrigerante e doce. Com isso, sempre estive acima do meu peso ideal. Quando me formei, em dezembro de 2009, abandonei as atividades físicas e comecei a engordar. Em 2012, para piorar, passei por um longo período de depressão, ocasionada por uma grande decepção amorosa, e aumentei 18 quilos. Percebia que estava engordando, pois minhas roupas foram deixando de servir – não tinha a menor ideia de quanto isso significava na balança. Eu me sentia mal com a situação, mas já estava triste mesmo, então deixava rolar… Em vez de criar forças para me levantar, me afundava cada vez mais.

Além da depressão, comecei a ter dor nas costas e nas articulações, níveis altíssimos de triglicérides e colesterol e principalmente baixa autoestima. Não tinha o menor prazer em sair de casa para nada. No Réveillon de 2013, resolvi dar um basta. Prometi para mim mesma que em 2014 minha vida tomaria um novo rumo. Pode parecer clichê, mas foi realmente uma promessa de Ano-Novo que me fez recomeçar. Sempre fui alegre, disposta e batalhadora. Aquele momento de tristeza me havia transformado em outra pessoa. Percebi que só dependia de mim mesma virar o jogo. Então, a partir do momento em que decidi que iria mudar, mudei. Sem a ajuda de nutricionista, apenas pesquisando sobre os alimentos e experimentando substituições saudáveis, fui mudando meu cardápio. Incluí verduras e legumes nas refeições, cortei óleo, farinha branca, açúcar refinado e sal e passei a comer de três em três horas. Assim, com muita disciplina, em quatro meses eliminei 15 quilos.

Como ainda queria baixar mais os números da balança, voltei a praticar atividades físicas. Retomei os treinos de basquete e passei a correr na rua nos finais de semana. Em 11 meses, havia eliminado 21 quilos. Outras mudanças também fcaram evidentes: as dores no corpo sumiram, minha saúde melhorou e voltei a ser quem eu realmente era. Hoje não treino mais basquete, mas faço ginástica multifuncional duas vezes por semana e condicionamento físico uma vez, além de me dedicar à corrida – uma verdadeira paixão. Fiquei tão empolgada com tudo isso que virei aprendiz de “chef fit” e criei o blog Vida Saudável para registrar minhas experiências e motivar as pessoas. Todo mundo tem uma força interna capaz de modifcar qualquer situação. Eu acreditei nisso e mudei!

AS DICAS DE NIKI

1. Drible a ansiedade.
Em vez de descontar na comida, ocupe-se de outras coisas. “Eu pratico atividade física, e isso me distrai e me anima. Também relaxo testando receitas e cozinhando para a família.”

2. Trabalhe a determinação.
“Quando penso em enfiar o pé na jaca sem necessidade, lembro-me do que precisei fazer para conquistar o resultado de hoje e substituo comidas gordinhas por outras saudáveis e saborosas.”

Polpetone recheado blog Vida Saudável

Ingredientes

  • 250 g de carne moída
  • 1 ovo inteiro
  • 1 col. (sopa) de farelo de aveia
  • 1 col. (sopa) de fibra de trigo
  • 1 col. (chá) de tempero caseiro (alho e sal)
  • Cebola picadinha a gosto
  • Mussarela light picadinha (sugestão de recheio)

Modo de fazer
Misture bem todos os ingredientes, menos a mussarela. Divida essa massa em 4, moldando cada uma como um hamburguinho. Coloque 2 hamburguinhos em uma tábua, acrescente o recheio de sua preferência na parte central e cubra com as outras 2 partes.Modele 2 polpetones e, em um refratário, leve-os ao micro-ondas por 3 minutos. Após esse tempo, vire os polpetones e volte ao micro-ondas por mais 3 minutos. Por fim, leve ao forninho elétrico até dourar dos dois lados (aproximadamente 10 minutos). 

Dica: se desejar, coloque uma pitadinha de creme de ricota, cebolinha e orégano por cima na hora de servir. 

Rende: 2 porções
Calorias por porção: 180

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