Os alimentos para manter o pique antes, durante e depois da folia

Os dias quentes de carnaval exigem cuidados com a hidratação e alimentação. Veja as dicas de um especialista para ter mais energia para aproveitar as festas

O seu prato, no período de Carnaval deve ser leve, mas energético e nutritivo para aguentar o ritmo de quase uma semana de festa. “As refeições desses dias devem ser completas e não podem deixar de existir. Se alimentar bem é importante para ter energia e não passar mal. Verduras, legumes e frutas não podem faltar, pois além de ajudarem a hidratar o corpo por conter grande quantidade de água, são ricos em vitaminas e minerais, o que vai deixar o corpo pronto para as festas”, explica o médico Theo Webert, especialista em nutrologia, do Rio de Janeiro (RJ). Confira outras dicas do especialista para aguentar firme a temporada de folia.

– Consuma boas fontes de carboidratos, que garantes energia para pular durante a folia dos blocos. Mas fique com as opções integrais, combinados a frango ou peixe e a legumes e verduras. “A energia de qualidade, vinda dos cereais integrais,  como arroz integral, quinua, aveia e grãos como lentilha e grão de bico, garantem energia por mais tempo no organismo”, diz o especialista.

–  Leve pequenos lanchinhos saudáveis como barras de cereais, fruta secas e castanhas, por exemplo. São saudáveis e ainda evitam a ressaca. “Carregar na bolsa alguns alimentos que dão energia rápida como uma banana, barras de cereais ou um punhado de nozes podem ser boas opções para os horários entre refeições principais”, ensina Theo.

–  Beba bastante líquido antes de sair de casa e também entre as doses de bebidas alcóolicas – a água de coco é uma ótima opção por ser um isotônico natural, ter rápida absorção e bom poder hidratante. Deixe de lado os sucos industrializados em pó e refrigerantes que são cheios de açúcar ou adoçante.

– Fuja de comidas gordurosas, ou seja, frituras, empanados, gorduras de carne e frango e embutidos, que possuem uma digestão mais lenta e roubam a sua energia. Resultado: corpo cansado e indisposto e ainda o risco de ganhar alguns quilos na balança!

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